FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Angélica Balconi Moro, Vânia Medianeira Flores Costa, Laércio André Gassen Balsan, Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo


O presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação.  A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes.


Palavras-chave


Fatores de motivação e higiênicos; Programas de pós-graduação; Docentes; Discentes; Instituição de Ensino Superior

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