FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Autores

  • Angélica Balconi Moro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Vânia Medianeira Flores Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Laércio André Gassen Balsan UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Palavras-chave:

Fatores de motivação e higiênicos, Programas de pós-graduação, Docentes, Discentes, Instituição de Ensino Superior

Resumo

O presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação.  A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Balconi Moro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria

Vânia Medianeira Flores Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria

Laércio André Gassen Balsan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Rosa Chitolina Schetinger, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. É professor associado da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq.

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

Moro, A. B., Costa, V. M. F., Balsan, L. A. G., & Schetinger, M. R. C. (2013). FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL. Revista Sociais E Humanas, 26(3), 608–621. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)