Fiandografia: entre bordados, leituras, escritas... experimentações, numa pesquisa em educação

Autores

  • Alice Copetti Dalmaso Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734823503

Palavras-chave:

Escrita, Leitura, Fiandografia, Pesquisa em educação

Resumo

Trato nesse artigo de expor o recorte de uma pesquisa de doutorado em educação que se constituiu de experimentações entre leituras e escritas. A Fiandografia, nome dado a esse processo, procurou pensar e operar modos de escrileituras, cujas materialidades passaram a envolver a co-habitação de linhas, bordados, cores, aproximações com teias e aranhas: devires-animal, mulher, criança, múltiplos e imperceptíveis. Fiandar, verbo criado para movimentar a construção das relações entre leitura e escrita, compôs uma trama-tecido, passível e aberta, que foi dando corpo à pesquisa, como um caminho, um tracejar-tecer-costurar fios de escrita numa pesquisa em educação. O que pode uma Fiandografia? Um pouco sobre desorganizar as ideias, a obrigatoriedade de uma pesquisa, certezas e determinações sobre os usos da linguagem. Portanto, um movimento de desaprender no próprio percurso do processo. Desaprender sobre modos de ler, de escrever, de ser, falar, sentir e pensar em educação.

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Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Especial. Desenvolve estudos na temática de Formação e sua interface nas Filosofias da Diferença. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) vinculado ao CNPq.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Dalmaso, A. C. (2016). Fiandografia: entre bordados, leituras, escritas. experimentações, numa pesquisa em educação. Revista Digital Do LAV, 9(2), 007–027. https://doi.org/10.5902/1983734823503