Os concursos públicos para professores de arte da educação básica privilegiam alguma linguagem artística?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734814385Palavras-chave:
Concursos Públicos de Arte, Linguagens artísticas, Educação BásicaResumo
É possível que as provas dos concursos públicos para professor de Arte da Educação Básica privilegiem alguma das quatro linguagens artísticas (Música, Dança, Teatro ou Artes Visuais) através de maior oferta de questões numa delas? Para responder tal questão, fizemos um levantamento das provas objetivas dos concursos públicos para professores de Arte da Rede Pública de Ensino realizados nos últimos dez anos (2003 a 2013) em 22 estados brasileiros. Após esse levantamento, verificamos se havia um tratamento igual por parte dos concursos no que se refere às diferentes linguagens artísticas, visto que atualmente a maioria dos cursos de graduação em Arte no Brasil oferecem linguagens artísticas separadas. Constatamos que os concursos continuam requisitando que o professor conheça as quatro linguagens e privilegia as Artes Visuais através de maior quantidade de questões nessa linguagem. Tal procedimento pode prejudicar alguns professores de arte devido a sua formação específica noutra linguagem.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Daniel Moreira. Questões de artes nas provas dos processos seletivos públicos municipais em Pernambuco (2009-2011). In: XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito 29 de outubro à 02 de novembro de 2012 Instituto de Artes /Universidade Estadual Paulista. Disponível em: http://faeb.com.br/livro03/Arquivos/comunicacoes/411.pdf Acesso em: 02/02/2015.
ALVARENGA, Valéria Metroski. O Projeto de Lei 7.032/10 prevê linguagens artísticas separadas na Educação Básica: será o fim da polivalência? Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 261-275, set;/dez. 2013.
_________________________. Qual a situação das artes visuais nos concursos públicos para professores de arte na educação básica? 23º Encontro da ANPAP – “Ecossistemas Artísticos” 15 a 19 de setembro de 2014 – Belo Horizonte – MG, pp. 785-799. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/Comit%C3%AAs/2%20EAV/Val%C3%A9ria%20Metroski%20de%20Alvarenga.pdf Acesso em: 30/01/2015.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil - Realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, vol.3 nº. 7 São Paulo, Set./Dez. 1989.
BRASIL. MEC. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior. Parecer - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais de Bacharelado e Licenciatura. Distrito Federal, 2007.
BRASIL. Lei 11.769/2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11769.htm Acesso em: 09/06/2014.
CEARÁ, Governo do Estado do. Secretaria da Educação - Concurso Público: Caderno de provas objetivas – Arte. 2013. Disponível em: http://site.pciconcursos.com.br/provas/19399935/1c59c59b4468/p_arte_educa_o.pdf. Acesso em: 03/02/2015.
GATTI, Bernardete Angelina. Estudos quantitativos em Educação. In: BERNARDETE A. Gatti. / organização Walter E. Garcia; textos selecionados de Bernardete A. Gatti. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Perfis da Educação).
PARÁ, Governo do Estado do. Secretaria de Estado de Educação, Concurso Público para provimento de vagas de nível superior e fundamental – professor Artes. 2009. Disponível em: http://site.pciconcursos.com.br/provas/13818625/a9e5f4557fa9/411seduc_2009_artes.pdf. Acesso em: 03/02/2015.
PCI CONCURSOS. Provas para Download. Disponível em: http://www.pciconcursos.com.br/provas/professor-de-arte. Acesso em: 09/05/2014.
SÃO PAULO, Governo do Estado de. Secretaria de Estado da Educação - Coordenadoria de gestão de recursos humanos, Concurso Público para professor de educação básica II. Prova de conhecimentos específicos – Arte. 2013. Disponível: http://site.pciconcursos.com.br/provas/19691132/d884f76c4999/nsce01_001_artes_tipo_01.pdf. Acesso em: 03/02/2015.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar /Antoni Zabala; trad. Ernani F. da
F. Rosa – Porto Alegre: Artmed, 1998.