Os concursos públicos para professores de arte da educação básica privilegiam alguma linguagem artística?

Autores

  • Valéria Metroski de Alvarenga PPGAV - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734814385

Palavras-chave:

Concursos Públicos de Arte, Linguagens artísticas, Educação Básica

Resumo

É possível que as provas dos concursos públicos para professor de Arte da Educação Básica privilegiem alguma das quatro linguagens artísticas (Música, Dança, Teatro ou Artes Visuais) através de maior oferta de questões numa delas? Para responder tal questão, fizemos um levantamento das provas objetivas dos concursos públicos para professores de Arte da Rede Pública de Ensino realizados nos últimos dez anos (2003 a 2013) em 22 estados brasileiros. Após esse levantamento, verificamos se havia um tratamento igual por parte dos concursos no que se refere às diferentes linguagens artísticas, visto que atualmente a maioria dos cursos de graduação em Arte no Brasil oferecem linguagens artísticas separadas. Constatamos que os concursos continuam requisitando que o professor conheça as quatro linguagens e privilegia as Artes Visuais através de maior quantidade de questões nessa linguagem. Tal procedimento pode prejudicar alguns professores de arte devido a sua formação específica noutra linguagem.

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Biografia do Autor

Valéria Metroski de Alvarenga, PPGAV - Universidade do Estado de Santa Catarina

PPGAV - CEART - UDESC

Artes Visuais

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Publicado

2015-04-30

Como Citar

Alvarenga, V. M. de. (2015). Os concursos públicos para professores de arte da educação básica privilegiam alguma linguagem artística?. Revista Digital Do LAV, 8(4), 105–121. https://doi.org/10.5902/1983734814385