Crise ambiental, ensino de biologia e educação ambiental: uma abordagem crítica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130817921Palavras-chave:
Problemática ambiental, Ensino de biologia, Educação ambiental, Abordagem críticaResumo
Em meio o cenário delineado pela problemática ambiental, que se manifesta através da destruição sem precedentes dos recursos naturais, dos altos indices de poluição que vem causando grandes males à saúde humana, a escassez de alimentos, o aumento das desigualdades sociais, entre tantos outros efeitos catastróficos da problemática ambiental; as ciências sociais têm desempenhado um papel importante na coscientização dos efeitos maléficos de determinados comportamentos humanos relacionados ao meio ambiente. Esse artigo objetiva discutir a crise ambiental e seus desdobramentos para desse modo através de uma abordagem crítica compreender o papel da Biologia na promoção da Educação Ambiental. Sendo assim, para além do mero ensino de práticas de preservação dos elementos constituintes da flora e da fauna, o ensino de biologia necessita apresentar um caráter de criticidade frente à problemática ambiental possibilitando aos alunos compreender a complexidade da problemática ambiental bem como sua amplitude e seus efeitos globais.Downloads
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