Articulando estratégia e prospecção: o papel transformador do NDE na gestão dos cursos de Administração no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886087

Palavras-chave:

Educação superior, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), Administração.

Resumo

Neste artigo, examina-se as constantes transformações na educação superior do Brasil e o papel dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE – na gestão dos cursos de Administração. O objetivo geral foi o de compreender a produção científica nacional sobre a integração entre o Núcleo Docente Estruturante e a gestão dos cursos de Administração. Utilizou-se uma revisão bibliográfica nas bases Scielo, Scopus, Web-of Science e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes, com um enfoque em estudos nacionais sobre a integração entre o NDE e a gestão dos cursos de Administração. Como resultados, identificaram-se lacunas na literatura sobre a eficácia estratégica do NDE, evidenciando a necessidade de pesquisas adicionais e uma análise menos restritiva nas buscas bibliográficas. Conclui-se que o NDE deve ser reconhecido por seu potencial estratégico e não apenas operacional, com ênfase na qualidade e na governança pedagógica, garantindo uma educação superior em Administração de alta qualidade.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense


 

 

Pós-Doutor em Administração (PPGA/UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Desde 2019, é Coordenador Adjunto dos Cursos de Administração e Administração – Comércio Exterior. Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação e regulação da educação superior e gestão acadêmica. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas e executivas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias de gestão dos indicadores provenientes do ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integrao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC. 

Bruna Feiden, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária (PPGAU/UFSC)

 

Pedro Antonio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016).Foi Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU - Região Brasil, da Organização Universitária Interamericana OUI, Canadá, de 2010 a 2019. Foi Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração . Universitária INPEAU, de 2004 a 2023. Foi Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL; foi Chefe do Departamento de Ciências da Administração - CAD, da UFSC de 2018 a 2022 e Subchefe do Departamento de Ciências da Administração, desde 2022. Atualmente, é Presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração . Universitária INPEAU

Giancarlo Moser Moser, Universidade do Sul de Santa Catarina

Universidade do Sul de Santa Catarina

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

Francisco, T. H. A., Feiden, B., Melo, P. A. de, & Moser, G. M. (2024). Articulando estratégia e prospecção: o papel transformador do NDE na gestão dos cursos de Administração no Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86267. https://doi.org/10.5902/2318133886087

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