Educação jovens e adultos do Proeja no Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira: perfil dos participantes na web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133884102

Palavras-chave:

Proeja, Olap, Perfil

Resumo

Com o objetivo de organizar os dados e acompanhar a participação dos integrantes do curso de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira, foi desenvolvida uma ferramenta web que permite a realização de consultas analíticas online - Olaps. Através dessas consultas é possível conhecer o perfil dos participantes, por níveis de detalhamento e de forma analítica. A ferramenta auxilia no processo de tomada de decisão para a adoção de políticas educacionais.  Foram geradas também algumas regras de associação por meio de técnicas de mineração de dados, que permitem o descobrimento de padrões nos dados. Consequentemente, poderão ser adotadas estratégias para atrair participantes com base nas consultas da ferramenta desenvolvida e em conformidade com os objetivos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Lisiane Rossi, Instituto Federal Catarinense

Professora no Instituto Federal Catarinense - IFC Videira.

Marcos Roberto Mesquita, Instituto Federal Catarinense

Marcos Roberto Mesquita é doutor em Sociologia, coordenador do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho e professor de Sociologia no Instituto Federal Catarinense - campus de Videira.

Ana Carolina Vieira Rodriguez, Instituto Federal Catarinense

Ana Carolina Vieira Rodriguez é mestre em Letras e professora de Inglês e Português no Instituto Federal Catarinense - campus de Videira.

Lizete Hubler Camara, Instituto Federal Catarinensed

Lizete Hubler Camara é mestre em educação assistente educacional no Instituto Federal Catarinense - campus de Videira.

Referências

BELEZA, Janderlane Oliveira e NOGUEIRA, Eulina Maria Leite. Contexto histórico da EJA no Brasil. Rech - Revista de Ensino de Ciências e Humanidades, Manaus, v. 4, n. 2, 2020, p. 107-126.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Proeja: programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade da educação de jovens e adultos - educação profissional técnica de nível médio / ensino médio - Documento Base. Brasília: MEC/Setec, 2007.

BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006: institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica ao na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja. Brasília: MEC, 2006.

ELMASRI, Navathe. Sistemas de banco de dados. São Paulo: Addison Wesley, 2011.

FLORES, Tânia Maria Dantas. Política pública educativa Proeja: entre o plano dos discursos e o plano da ação no contexto do neoliberalismo. Revista Holos, Natal, v. 6, 202, p. 1-20.

INMON, William Henry. Como construir o data warehouse. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KIMBALL, Ralph. Data Warehouse Toolkit: o guia completo para modelagem multidimensional. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MICROSOFT. Microsoft Power BI. Disponível em: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/-. Acesso em 20 abr. 2023

OLIVEIRA, Deise Roque de. Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 6, n. 4, 2015, p. 109-119.

OLIVEIRA, Rita de Cássia; Revista Histedbr Online, Campinas, n. 41, 2011, p. 255-269.

OLIVEIRA, Rita de Cássia; Scortegagna, Paola Andressa; OLIVEIRA, Flávia da Silva; Revista HISTEDBR Online, Campinas, n. 34, 2009, p. 270-293.

PENTAHO, Pentaho Open Source Business Intelligence. Disponível em http://www.pentaho.com. Acesso em: 2 abr. 2023.

POSTGRESQL, PostgreSQL. Disponível em http://www.postgresql.org. Acesso em: 2 abr. 2023.

ROSA, Eliana Cristina. EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil. Cadernos Cimeac, Uberaba, v. 6, n. 1, 2016, p. 25-37.

ROSSI, Leila Lisiane, SENKO; Luiz Gustavo, HEINECK; Tiago, ROSA, Angela Maria Crotti da. Analytic - Ferramenta Web para Análise do Perfil Acadêmico do Curso de Ciência da Computação - IFC Videira. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 3, 2015. Anais ... Santo Ângelo: URI, 2015.

ROSSI, Leila Lisiane, SENKO; Luiz Gustavo, RIGO, Wanderson, BOESING, Jeferson J. S. Analyticpos- ferramenta para análise do perfil acadêmico dos cursos de pós-graduação no Instituto Federal Catarinense - Campus de Videira. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 5, n. 9, 2016, p. 53-61.

WITTEN, Ian H; FRANK, Eibe. Data mining: practical machine learning tools and techniques. San Francisco, CA: Elsevier, 2005.

Downloads

Publicado

25-08-2023

Como Citar

Rossi, L. L., Mesquita, M. R., Rodriguez, A. C. V., & Camara, L. H. (2023). Educação jovens e adultos do Proeja no Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira: perfil dos participantes na web. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e84102. https://doi.org/10.5902/2318133884102