Analisando a gestão educacional em uma escola pública: o atendimento ao alunos com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829256Resumo
Este artigo pretende apresentar algumas discussões que permearam a pesquisa realizada no Curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que teve como objetivo geral investigar
como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas, para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do
tipo Estudo de Caso e foi realizada em uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS que possui alunos identificados com características de altas habilidades/superdotação. Como instrumento de pesquisa foi utilizada
uma pesquisa documental, com a análise do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento da escola, sendo também realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores que possuem alunos com altas habilidades/superdotação e uma entrevista semiestruturada com um membro da equipe coordenadora da escola. Também foram realizadas observações nas salas de aula destes professores entrevistados. Este estudo fundamentou-se em publicações do MEC (1905, 2001), como também como autores como Renzulli (2004), Libáneo, Oliveira, Toschi (2005), Lück, (2006), Aranha (2005), entre outros.
Palavras-chaves: Gestão educacional; Escola pública; Altas habilidades/superdotação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.