Analisando a gestão educacional em uma escola pública: o atendimento ao alunos com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Tatiane Negrini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Soraia Napoleão Freitas Departamento de Educação Especial/UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829256

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas discussões que permearam a pesquisa realizada no Curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que teve como objetivo geral investigar
como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas, para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do
tipo Estudo de Caso e foi realizada em uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS que possui alunos identificados com características de altas habilidades/superdotação. Como instrumento de pesquisa foi utilizada
uma pesquisa documental, com a análise do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento da escola, sendo também realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores que possuem alunos com altas habilidades/superdotação e uma entrevista semiestruturada com um membro da equipe coordenadora da escola. Também foram realizadas observações nas salas de aula destes professores entrevistados. Este estudo fundamentou-se em publicações do MEC (1905, 2001), como também como autores como Renzulli (2004), Libáneo, Oliveira, Toschi (2005), Lück, (2006), Aranha (2005), entre outros.

Palavras-chaves: Gestão educacional; Escola pública; Altas habilidades/superdotação.

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Biografia do Autor

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Educadora Especial/UFSM; Especialista em Gestão Educacional/UFSM e em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação/UFSM; Mestre em Educação/UFSM.

Soraia Napoleão Freitas, Departamento de Educação Especial/UFSM.

Profa Dra. do Departamento de Educação Especial/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social - GPESP.

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Publicado

26-09-2017

Como Citar

Negrini, T., & Freitas, S. N. (2017). Analisando a gestão educacional em uma escola pública: o atendimento ao alunos com altas habilidades/superdotação. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 153–171. https://doi.org/10.5902/2318133829256

Edição

Seção

Artigos