Gestão educacional: interlocuções entre escola e classe hospitalar acerca de um aluno-paciente com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Angélica Regina Schmengler
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829652

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar como ocorrem as interlocuções entre as gestoras da escola e a coordenadora pedagógica da classe hospitalar acerca de um aluno-paciente com AH/SD. Assim, a pesquisa definiu-se como qualitativa do tipo estudo de caso, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com as gestoras da escola, do Setor Educacional do HUSM e com a responsável pelo aluno. A equipe gestora da escola apresentou breve conhecimento sobre as AH/SD. Ainda, apesar das gestoras promoverem as trocas dialógicas com a sua equipe pedagógica, esse diálogo não ocorreu entre a escola e o Setor Educacional. Logo, urgem políticas públicas que promovam informações sobre as AH/SD e é de suma importância o diálogo e as interlocuções, entre os gestores, para a aprendizagem do aluno com AH/SD.

Palavras-chave: gestão educacional; escola; classe hospitalar; altas habilidades/superdotação; trocas dialógicas.

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Biografia do Autor

Angélica Regina Schmengler

Mestre em Educação Pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Educacional e Pedagoga pela UFSM.

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Phd pela FACED/PUCRS. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

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Publicado

15-04-2018

Como Citar

Schmengler, A. R., & Freitas, S. N. (2018). Gestão educacional: interlocuções entre escola e classe hospitalar acerca de um aluno-paciente com altas habilidades/superdotação. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 91–104. https://doi.org/10.5902/2318133829652

Edição

Seção

Artigos