Reflexões pedagógicas sobre currículo em educação física

Autores

  • Reiner Hildebrand Universidade de Técnologia Braunschweig, Pockelsstrbe, GHA, visitante no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648604

Resumo

Estas reflexões pedagógicas sobre curriculo pretendem oferecer ao professor de Educação Fisica subsídios para a tomada de decisão de como devem ser realizadas as suas aulas.

Deve-se, no entanto, ter em mente que considerações sobre a Pe dagogia do Esporte não podem ser encaradas como neutras em relaçao a valores, mesmo tratando-se da confecção de um catalogo de fatos . No momento em que alguns pontos são considerados como fundamentais, estes ao mesmo tempo, informam o que eles - consciente ou inconsci­entemente - não levam em consideração. Assim deve ser discutido , por exemplo, o que significa Esporte do ponto de vista pedagógico , que ele é uma parte da realidade social, que esta se desenvolve e se modifica, que não existe o esporte, mas sim uma grande variedade de diferentes atividades desportivas que aparecem de diferentes for mas e que são realizadas com diferentes intenções.

A Pedagogia do Esporte encara o esporte sob o ponto de vis­ta da Educaçao e do desenvolvimento adequado de crianças, adolescen tes e adultos. Seu interesse, sobretudo, é o de contribuir atra­vés do esporte para a Educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-1985

Como Citar

Hildebrand, R. (1985). Reflexões pedagógicas sobre currículo em educação física. Kinesis, 1(1). https://doi.org/10.5902/231654648604

Edição

Seção

Ensaios