AGRESSIVIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648598Resumo
O processo de socialização ao qual a criança passa, tem os pais, professores, companheiros e outros agentes socializadores como influenciadores no desenvolvimento de comportamentos agressivos, ou não agressivos. Os comportamentos agressivos apresentados pelas crianças no meio escolar tem sido estudado por muitos autores (Sharps & Smith,1991; Neto e col, 1997; Evans,1989). Buscou-se conhecer em quatro diferentes escolas, de diferentes cidades, os comportamentos agressivos presentes na escola. Para isto foram questionados 715 alunos de Ia a 8a série do I grau, utilizando-se uma adaptação do questionário de Olweus (1989). Pelos dados coletados considera-se que a agressão se faz presente na escola, pois somente 1/3 dos alunos disse nunca ter sido agredido, os demais sofreram agressões. Nos menores predomina a agressão física enquanto que nos maiores, é a oral. O recreio e a sala de aula são os locais onde estes comportamentos se manifestam, partindo de colegas da mesma turma, mais velhos e do mesmo sexo, sendo a maioria dos agressores meninos. Há interferência dos professores e colegas quando tal acontece. Há, também, o hábito de contarem em casa o fato. É responsabilidade da escola interferir, procurando minimizar este quadro, encontrando estratégias de reduzir a vitimização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.