AS EXPECTATIVAS DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A PRÁTICA DESPORTI¬VA: UNA ABORDAGEM QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648515Resumo
A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DE 3Q GRAU, ENQUANTO FENÔMENO HISTÓRICO E SOCIAL, SURGIU A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, QUE TEVE POR FINALIDADE ANALISAR O FENÔMENO DAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UNI[1]VERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ EM RELAÇÃO A DISCIPLINA PRÁTICA DESPORTIVA. ESTE ESTUDO CARACTERIZOU-SE NUMA PESQUISA DESCRITIVA E 0 PROCESSO DE AMOSTRAGEM FOI ESTRATIFICADO, COM A POPULAÇÃO DIVIDIDA EM QUATRO ESTRATOS: ACADÊMICOS CALOUROS, VETERANOS, CUMPRIDOS E EVASIO- NISTAS DA PRÁTICA DESPORTIVA. PARTICIPARAM DO ESTUDO 90 UNIVERSITÁRIOS, MATRICULADOS REGULARMENTE NOS DIVERSOS CURSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, DURANTE 0 SEGUNDO SEMESTRE DE 1987. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DA PESQUISA ENTREVISTA NÃO PADRONIZADA CABERTA), QUE PARTIU DE ALGUNS TEMAS GERADORES QUE BUSCAVAM RESPONDER As PERGUNTAS NORTEADORAS 00 ESTUDO. AS INFERÊNCIAS FORAM FEITAS ATRAVÉS DA ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEÚDO, QUE IMPLICOU UMA TAREFA DE CATEGORIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ACHADOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO PERMITIRAM A ELABORAÇÃO DAS SEGUINTES CONCLUSÕES: AS EXPECTATIVAS DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO Â PRÁTICA DESPORTIVA DIZEM RESPEITO AOS OBJETIVOS E AOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, AO PAPEL DO PROFISSIONAL QUE ATUA NA MESMA E ESTÃO VOLTADOS A DIFERENTES ASPECTOS DA PRÁTICA DO DESPORTO PREFERIDO BEM COMO AO CONHECIMENTO DE NOVOS EXERCÍCIOS FÍSICOS.
[1] Prof. Assis, do Dep. de Educaçio Física da Universidade Estadual de Maringá-PR
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.