ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTAotlAL DE MARINGÂ
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648513Resumo
: O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E AULA QUE SÃO POSSIBILITADAS PELAS INTERAÇÕES SOCIAIS PROPORICIONADAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÂ E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PRÁTICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA RESUMIU-SE A: OBSERVAÇÃO DIRETA DAS AULAS, FILMAGEM DE UMA AULA DE CADA DISCIPLINA (PROFESSOR), ENTREVISTA COM OS ALUNOS PARTICIPANTES, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES MI NISTRANTES DAS DISCIPLINAS E UM ESTUDO BIOGRÁFICO DESTES PROFESSORES. EM UM SEGUNDO MOMENTO OBSERVOU-SE OS ESTAGIÁRIOS EM SUAS ATUAÇÕES E REALIZOU-SE UMA ENTREVISTA COM ESTES E COM OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR ESTA PRÁTICA. NO TERCEIRO MOMENTO OBSERVOU-SE OS ALUNOS EGRESSOS, FILMOU-SE UMA AULA DE CADA EGRESSO E REALIZOU-SE UMA ENTREVISTA COM OS MESMOS. PARA A ÁNÁLISE DAS AULAS UTILIZOU-SE AS ANÁLISES: REGRAS CONSTITUTIVAS E REGULATIVAS, FUNÇÕES DOS MOVIMENTOS, CONCEPÇÕES DIDÁTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA PODE-SE PERCEBER UMA VISÃO DE EDUCAÇÃO COMO UM PROCESSO PELA QUAL SE TRANSMITE E SE REPRODUZ OS CONHECIMENTOS DA ÁREA ESPECÍFICA EM QUESTÃO, DE AULA COMO SESSÃO DE TREINAMENTO ONDE SE APLICA OS MÉTODOS ESPECÍFICOS E DE ESPORTE APENAS COMO ESPORTE PERFORMANCE, ALGO QUE DEVE SER APRENDIDO E REPRODUZIDO DENTRO DE SUAS LIMITAÇÕES E DELIMITAÇÕES.
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