A AVALIAÇÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648039Resumo
O objetivo deste estudo foi e analisar a avaliação escolar da Educação Física e os fatores que interagem neste processo na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. A amostra, constitui-se de 160 alunos de 5a a 8a série e 16 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. As escolas sorteadas deveriam ter: 1 ° grau completo, 4 professores de Educação Física atuando de 5a a 8a série e estar na zona urbana da cidade. Foram selecionados os 10 alunos mais freqüentes por professor. Para análise qualitativa, utilizou-se uma matriz de acompanhamento. Para análise quantitativa destacaram-se as respostas mais freqüentes e o contraste das respostas dos alunos com as dos professores. Verificou-se que os alunos apresentaram-se descontentes com a avaliação escolar da Educação Física, apontando diversas dúvidas quanto à forma e critérios de avaliação. Queixaram-se da falta de diálogo com os professores e do processo da seleção de alunos para as equipes desportivas das escolas. Afirmaram não entender como a participação, interesse e freqüência são avaliados e quantificados. Professores acusam o Curso de graduação da UFSM de não preparar os futuros professores de Educação Física para a prática docente escolar, manifestaram diversas dúvidas quanto a critérios, objetivos e formas de avaliação. Consideraram que esta disciplina não se enquadra nas propostas pedagógicas das escolas e que os fatores econômicos e sociais acabam interagindo na avaliação.
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