EFEITOS NA APRENDIZAGEM E TRANSFERÊNCIA NA NATAÇÃO ATRAVÉS DA RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E PROPRIOCEPTIVA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410207Resumo
Na aprendizagem de destreza motora nova, as pessoas estão expostas a fontes de informações sobre o que fazer, como fazer e como corrigir suas ações. Assim, verificar o efeito da retroalimentação visual e proprioceptiva na aprendizagem do nado crawl e o potencial de transferência para o costa, foi o objetivo desta pesquisa. A amostra foi composta de 39 Ss, os quais foram divididos em três grupos: Proprioceptivo (GP), Visual (GV) e Controle (GC). Os grupos GP e GV foram submetidos ao processo de aprendizagem do nado crawl, sem e com o uso da visão, respectivamente, após, aprenderam o nado costa sem ênfase proprioceptiva, enquanto que o GC, realizou apenas testes propriocepti vos. A análise de variança constatou que não houve diferença significativa entre os escores de GP e GV na aprendizagem do nado crawl, bem como do nado costa, embora as médias dos escores do grupo GP tenham sido superiores ao do G V. O teste “f ’ verificou que ambos os grupos obtiveram aprendizagem significativa nos nados crawl e costa. O uso da visão enquanto mecanismo de informação e de retroalimentação pode ser, no mínimo, contestado na aprendizagem de tarefas no meio líquido, uma vez que os resultados indicam ganhos de aprendizagem superiores, ainda que não significativos, através da propriocepção.Downloads
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