As interferências da legislação ambiental sobre os meios de vida das comunidades rurais e o papel da extensão rural

Autores

  • Marlene de Paula Pereira Professora do Instituto Federal Sudeste de MG, campus Barbacena; Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, departamento de Extensão Rural.
  • Maria Izabel Vieira Botelho

DOI:

https://doi.org/10.5902/231817969623

Palavras-chave:

lei, meios de vida, agricultores

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/231817969623

O trabalho teve por objetivo discutir os impactos da legislação ambiental sobre os meios de vida dos agricultores familiares e o papel da extensão rural como possível mediadora entre as necessidades de quem lida com a terra e os interesses daqueles que produzem as leis. Para alcançar tal objetivo recorreu-se a uma revisão da literatura acerca de meios de vida, dentre outras que foram consideradas pertinentes. Através de exemplos retirados das próprias leis, demonstrou-se a existência das interferências acima mencionadas e a necessidade de um diálogo mais efetivo, que poderá tornar-se possível por meio do fortalecimento da figura do agente de extensão rural, que tem a possibilidade de tornar-se um mediador entre as necessidades dos agricultores e a vontade do Estado no momento da elaboração de leis agroambientais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene de Paula Pereira, Professora do Instituto Federal Sudeste de MG, campus Barbacena; Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, departamento de Extensão Rural.

Professora do Instituto Federal Sudeste de MG, campus Barbacena; Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, departamento de Extensão Rural. Membro do grupo de pesquisa TAS- Território, Ambiente e Socialidade, campus Barbacena.

Maria Izabel Vieira Botelho

Bacharela em Ciências Econômicas -
PUC/SP. Mestrado em SociologiaRural., UNICAMP. Doutorado em Sociologia, UNESP.  Pós-Doutorado.  Wageningen University. Professora Associada do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2015-04-19

Como Citar

Pereira, M. de P., & Botelho, M. I. V. (2015). As interferências da legislação ambiental sobre os meios de vida das comunidades rurais e o papel da extensão rural. Extensão Rural, 22(2), 98–112. https://doi.org/10.5902/231817969623