As interferências da legislação ambiental sobre os meios de vida das comunidades rurais e o papel da extensão rural

Autores/as

  • Marlene de Paula Pereira Professora do Instituto Federal Sudeste de MG, campus Barbacena; Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, departamento de Extensão Rural.
  • Maria Izabel Vieira Botelho

DOI:

https://doi.org/10.5902/231817969623

Palabras clave:

lei, meios de vida, agricultores

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/231817969623

O trabalho teve por objetivo discutir os impactos da legislação ambiental sobre os meios de vida dos agricultores familiares e o papel da extensão rural como possível mediadora entre as necessidades de quem lida com a terra e os interesses daqueles que produzem as leis. Para alcançar tal objetivo recorreu-se a uma revisão da literatura acerca de meios de vida, dentre outras que foram consideradas pertinentes. Através de exemplos retirados das próprias leis, demonstrou-se a existência das interferências acima mencionadas e a necessidade de um diálogo mais efetivo, que poderá tornar-se possível por meio do fortalecimento da figura do agente de extensão rural, que tem a possibilidade de tornar-se um mediador entre as necessidades dos agricultores e a vontade do Estado no momento da elaboração de leis agroambientais.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene de Paula Pereira, Professora do Instituto Federal Sudeste de MG, campus Barbacena; Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, departamento de Extensão Rural.

Professora do Instituto Federal Sudeste de MG, campus Barbacena; Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, departamento de Extensão Rural. Membro do grupo de pesquisa TAS- Território, Ambiente e Socialidade, campus Barbacena.

Maria Izabel Vieira Botelho

Bacharela em Ciências Econômicas -
PUC/SP. Mestrado em SociologiaRural., UNICAMP. Doutorado em Sociologia, UNESP.  Pós-Doutorado.  Wageningen University. Professora Associada do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Publicado

2015-04-19

Cómo citar

Pereira, M. de P., & Botelho, M. I. V. (2015). As interferências da legislação ambiental sobre os meios de vida das comunidades rurais e o papel da extensão rural. Extensão Rural, 22(2), 98–112. https://doi.org/10.5902/231817969623