Cooperação e solidariedade como eixos estratégicos na formação de jovens do campo: a experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179671113

Palavras-chave:

Educação do campo, EFASUL, Pedagogia da alternância, Processos formativos

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o papel da cooperação e da solidariedade no processo formativo desenvolvido pela Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), junto às/aos jovens do campo do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia empregada é qualitativa, com características de um estudo de caso e as técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Agroecologia, da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância. Os temas da cooperação e da solidariedade perpassam todo o fazer pedagógico da EFASUL, contemplando diversos momentos, tais como: as práticas desenvolvidas na área agrícola experimental, os mutirões realizados em propriedades parceiras, os coletivos de trabalho para manutenção e higienização dos ambientes, a construção coletiva de acordos, a convivência das/os educandas/os durante o período em que estão na escola, a realização de rodas e assembleias para as tomadas de decisões, o desenvolvimento do componente curricular “Economia Solidária e Cooperação Agrícola” e o incentivo às/aos educandas/os para a realização de seus estágios profissionais em espaços de trabalho coletivo. Concluímos que, a cooperação e a solidariedade são eixos estratégicos para um processo formativo realmente diferenciado que possibilite a construção de alternativas para permanência das/os jovens no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Rosane da Silva Mota, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Ciência Política, Licenciada em Ciências Sociais, Especialista em Cooperativismo, Mestra em Ciência Política.

Jéssica Moara da Cunha Tessmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursando Especialização em Gestão Escolar, Graduada em Geografia, Especialista em Arte, Especialista e Mestra em Educação.

Fernanda Doring Krumreich, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Graduada em Química de Alimentos, Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação, Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Alberto Bracagioli Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento Rural, Graduado em Agronomia, Mestre em Sociologia Rural.

Referências

ABREU, L. S. de; BELLON, S.; TORRES, T. Z. A contribuição das ciências e do movimento social para a agroecologia no Brasil. Com Ciência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 2016.

CALDART, R. Educação do Campo. In: CARDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO P.; FRIGOTTO G. (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, p. 259-267, 2012.

CALDART, R. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 35-64, 2009.

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (org). Por uma educação do Campo. São Paulo: ANCA - Associação Nacional de Cooperação Agrícola, 2002.

CRUZ, A. C. M. da. A diferença da igualdade: a dinâmica da Economia Solidária em quatro cidades do Mercosul. 2006. 325 p. Tese (Doutorado em Economia), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Comunidades Certificadas. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=3755. Acesso em: 16 jun. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HOLYOAKE, G. J. Os 28 Tecelões de Rochdale: História dos probos pioneiros de Rochdale. TABORDA, Archimedes (tradução). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1933.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2006. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/. Acesso em: 16 jun. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br. Acesso em: 16 jun. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 16 jun. 2021.

IFSUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, 2016. Disponível em: http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/206. Acesso em: 18 jun. 2021.

INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Painel dos Assentamentos. Disponível em: http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php Acesso em: 16 jun. 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MACHADO, C. J. B.; MOTA, C. R. da S.; PETER, D. S. Educação do Campo e Agroecologia como suporte à construção da autonomia e emancipação de jovens rurais: o caso da Escola Família Agrícola da Região Sul. In: BARCELLOS, S. B. (org). Juventude rural e conflitos socioambientais no Brasil: existências e resistências. 1 ed. Curitiba: Appris, p. 177-208, 2021.

MACHADO, C. J. B.; AMARAL, G. L. do.; MOTA, C. R. da S. Práticas de mutirão como processo formativo na Escola Família Agrícola da Região Sul. In: BENÍSIO, J. D.; COSTA, T. P. da. (org.). Anais da I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância do Brasil (CONPAB) & I Colóquio Internacional Interdisciplinar da Pedagogia da Alternância & IV Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância no Brasil. Salvador, Bahia, Brasil: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. UNEFAB, 2019. Disponível em: https://conpab.com.br/anais/. Acesso: 27 jun. 2021.

MOREIRA, R. M.; CARMO, M. S. do. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Revista Agricultura. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, jul./dez., 2004.

NOSELLA, P. Educação no campo: origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012, 288p.

PETER, D. S. Escola Família Agrícola da Região Sul: educação ambiental na transformação da realidade socioambiental do campo. 2018. 154p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

RECH, C. M. Entre mediações e (re) configurações: a trajetória do Fórum de Agricultura Familiar. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, 17(1), p. 274-293, jun. 2015.

ROSA, E. P. Políticas Públicas de Economia Solidária no Rio Grande do Sul. 2013. 148p. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SCHMIDT, W. Educação do Campo, Agroecologia e Campesinato: três ângulos, três lados, mas não um triângulo. Florianópolis (SC): NEA EduCampo/UFSC, 2018.

SIES. Sistema de Informações em Economia Solidária. Atlas Digital da Economia Solidária. Disponível em: http://sies.ecosol.org.br/atlas. Acesso em: 16 jun. 2021.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Mota, C. R. da S., Tessmann, J. M. da C., Krumreich, F. D., & Bracagioli Neto, A. (2023). Cooperação e solidariedade como eixos estratégicos na formação de jovens do campo: a experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL). Extensão Rural, 30, e71113. https://doi.org/10.5902/2318179671113

Edição

Seção

Sociologia e Antropologia Rural