A trajetória do movimento das mulheres trabalhadoras rurais do sertão central de Pernambuco: 1984 – 2015

Autores

  • Cristiana Rodrigues Carvalho Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Maria Aparecida Tenório Salvador Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179622565

Palavras-chave:

desenvolvimento local, discurso, movimento social de mulheres rurais

Resumo

O artigo apresenta uma análise da trajetória de mobilização, engajamento e articulação das mulheres agricultoras rurais que resultou no Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central/PE. Ao longo de mais de 30 anos de luta, ele desenvolveu estratégias de comunicação diferenciadas ao mesmo tempo em que (re)construiu discursos e posicionamentos que possibilitaram uma maior autonomia, visibilidade e empoderamento às trabalhadoras rurais. Os dados foram coletados mediante análise documental, observação e entrevista semiestruturada. E a de análise foi feita a partir da Análise do Discurso. Buscou-se ligar o campo conceitual ao universo no qual as trabalhadoras estão inseridas, evidenciando assim seus códigos, crenças e linguagens, que normalmente se apresentam estruturadas em uma forma de vida particular e diferenciada, sustentada pela base de uma agricultura familiar. O resultado permitiu uma compreensão maior dos elementos que foram determinantes para que as mulheres tivessem coragem de combater as dificuldades que as excluíam das questões sociais, ao mesmo tempo em que sentiam uma maior necessidade e urgência de se reunir e se organizar enquanto movimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Rodrigues Carvalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - em 2016, Especialista em Formação Política, Gestão Pública e Administração do Legislativo pela Universidade de Pernambuco - UPE, em 2012, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, em 1996. Realizou o curso de Introdução ao Jornalismo Móvel, pela Knight Center for Journalism in the Americas e no mês fevereiro de 2015 participou do webinário "Whatsapp e Jornalismo Colaborativo", pela Associação Nacional de Jornais. Colabora atualmente com o Núcleo de Pesquisa Mulher e Ciência da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Rede Feminista Norte-Nordeste, REDOR com a produção de conteúdos para o jornalismo on line. Desenvolve diversas pesquisas no segmento de mulheres rurais, comunicação para os movimentos sociais e terceiro setor, e comunicação popular. Participou de vários congressos científicos e tem artigos publicados em revistas internacionais. Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. UFRPE

Maria Aparecida Tenório Salvador Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE . Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. É professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX), membro do Núcleo de Estudos da Formação Docente e Prática Pedagógica - NEFOPP, Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo (MEC-RENAFORM). Coordena a pesquisa "Políticas Públicas, Gestão da Educação Básica e Desenvolvimento Local". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas públicas educacionais, formação de professores, prática pedagógica, avaliação da aprendizagem e campos profissionais.

Referências

ABREU E LIMA, M. As mulheres no sindicalismo rural. Recife: UFPE, 2012.

ALMEIDA, V. Lutando e lutando. Recife: Instituto Papai. 2013.

______. Ser mulher no mundo de homens. Serra Talhada: MMTR-NE-THRESHOLD FOUNDATION, 1995. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

______; PEIXOTO, L.I. Uma história muito linda: Rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe. Recife, 2007.

ALMEIDA, V.; PARISIUS, C. Ser mulher num mundo de homens: Vanete Almeida conta sua vida a Cornelia Parisius. Serra Talhada: Universal, DED/SACTES, MMTR/NE, 1995.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

JARA, C. colaboração de Maria Verônica Morais Souto. As dimensões intangíveis do desenvolvimento sustentável. Brasília: Instituto Ibero-americano para o Desenvolvimento da Agricultura- IICA, 2000, 352 p.

JESUS, P.; TIRIBA, L. Cooperação. In: CATTANI, A. D. (org.) A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.

MAINGUENEAU, D. Análise do discurso: uma entrevista com Dominique Maingueneau. Revista Virtual de Estudos de Linguagem, v.4, n.6, 2006. Tradução de Gabriel de Ávila Othero.

MELUCCI, A. Movimentos sociais, renovação cultural e o papel do conhecimento. Revista Novos Estudos, n. 40, p.152-166, nov., 1994.

MOVIMENTO DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS DO SERTÃO CENTRAL DE PERNAMBUCO. Uma história de mulheres. Serra Talhada, 1994.

______. Proposta para aumentar a participação de nós mulheres, trabalhadoras rurais, no nosso movimento sindical. Serra Talhada, 1985.

______. Relatório do I Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central (dezembro de 1984). Serra Talhada, 1985 a 2000.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos, 8ª ed. Campinas: Pontes, 2009. 100p.

PÊCHEUX, M. l. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990.

PERUZZO, C. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2004.

POLO SINDICAL SERTÃO CENTRAL. Mulher excluída do programa de emergência. Serra Talhada, 1983.

SOUZA, G.; LIMA, F.; VARGAS, L. et al. A extensão rural e a perspectiva de gênero na agricultura familiar: a atuação do IPA junto à Associação Municipal Flor do Campo. Extensão Rural, Santa Maria, v.23, n.2, abr./jun. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/16985/pdf_1>. Acesso em: 29 maio 2017.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

Carvalho, C. R., & Costa, M. A. T. S. (2017). A trajetória do movimento das mulheres trabalhadoras rurais do sertão central de Pernambuco: 1984 – 2015. Extensão Rural, 24(2), 37–54. https://doi.org/10.5902/2318179622565