Iniciativas de diversificação ao cultivo do tabaco no município de Santa Cruz do Sul – RS: um estudo de caso

Autores

  • Rosiéle Cristiane Ludtke Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Anelise Graciele Rambo Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Janete Stoffel Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179621036

Palavras-chave:

Camponeses, Autoconfrontação, Diversificação, Tabaco

Resumo

Este artigo analisa os mecanismos que levam famílias produtoras de tabaco a implementarem iniciativas de diversificação e analisar a dinâmica destas mudanças no município de Santa Cruz do Sul/RS. Pretende-se verificar motivações e alternativas de diversificação da produção na maior região produtora de tabaco do país, e quais políticas públicas são mobilizadas. Para tal, será feita uma análise considerando os reflexos da modernização da agricultura, em especial, sobre a agricultura camponesa, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais. O referencial teórico mobilizado engloba a sociedade de risco de Ulrich Beck e a perspectiva orientada ao ator de Long e Ploeg. Enquanto resultados, verifica-se que as iniciativas de diversificação manifestam uma autoconfrontação aos riscos produzidos pela monocultura do tabaco a qual está pautada nos ditames da Revolução Verde. Essa produção diversificada tende a fortalecer a capacidade de agência dos camponeses, como resposta aos riscos produzidos pela cadeia produtiva do tabaco e emerge de uma perspectiva onde o sujeito camponês, de acordo com sua realidade, seu modo de vida, busca minimizar estes efeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiéle Cristiane Ludtke, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Tecnologia em Agropecuária na Universidade Estadual do RS - UERGS, Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na UFFS/Laranjeiras do Sul - PR. Email: rosieleludtke@gmail.com

 

 

Anelise Graciele Rambo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Geografia (UNIJUÌ), Mestre em Geografia PosGea/UFRGS, Doutora em Desenvolvimento Rural PGDR/UFRGS, Professora do Departamento Interdisciplinar UFRGS Email: ane_rambo@yahoo.com.br

 

Janete Stoffel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Ciências Econômicas (UNIJUI/RS). Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNIJUI/RS). Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC/RS). Profª Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/PR). E-mail: janete.stoffel@uffs.edu.br 

Referências

ABRAMOVAY, R.; SILVESTRO, M. L.; CORTINA, N.; BALDISSERA, I. T.; FERRARI, D. L.; TESTA, V. M. Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: UNESCO, 1998.

ABREU, L. S. A construção social da relação com o meio ambiente: análise das percepções e representações sociais de risco ecológico em um município da Mata Atlântica Brasileira. 2002. In Tese de Doutorado do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade de Campinas.

AFUBRA. Famílias fumicultoras: aspectos socioeconômicos. Disponível em: http://www.afubra.com.br. Acesso em: jul. de 2014.

ALMEIDA, G. E. G. Fumo: servidão moderna e violação de direitos humanos. Curitiba: Terra de Direitos, 2005, p.168.

ANDRADE, R. A. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6 ed., São Paulo: Atlas, 2003.

ANUÁRIO BRASILEIRO DO TABACO. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2014. p. 128.

BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S.(Orgs.) Modernização reflexiva. São Paulo: Ed. da UNESP, 1995.

BECK, U. Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade. São Paulo, editora 34, 2. ed., 2011.

BOEIRA, S. L.; GUIVANT, J. S. Indústria de tabaco, tabagismo e meio ambiente: as redes ante os riscos. Cadernos de Ciência e Tecnologia. Brasília, v. 20, n. 1, p. 45-78, jan./abr. 2003.

CARVALHO, H. M.; O campesinato contemporâneo como modo de produção e como classe social. Curitiba, março de 2012.

DELGADO, G. C. Do capital financeiro na agricultura à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre, editora da UFRGS, 2012.

DESER. A cadeia produtiva do fumo. Revista Contexto Rural. Ano III, n. 04; Curitiba, 2003.

DESER. Tabaco: da produção ao consumo, uma cadeia da dependência. Revista. Curitiba, 2010.

ETGES, V. Desenvolvimento regional sustentável: o território como paradigma. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 10, 2005.

FREITAS, T. D. A diversificação dos meios de vida como expansão das capacitações: por uma sociologia das condições de vida na fumicultura no Rio Grande do Sul. 2015. 326 p. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso de Pós Graduação em Sociologia, Porto Alegre, 2015.

FREITAS, T. D.; RAMBO, A. G.; SARTORELLI, A. Os meios e as condições de vida no espaço rural: o caso das famílias produtoras de tabaco em Arroio do Tigre (RS) e Laranjeiras do Sul (PR). Redes (St. Cruz Sul, Online), v. 20, n. 3 - Suplemento, p. 138 - 162, set./dez. 2015.

GAZOLLA, M. SCHNEIDER, S. A produção da autonomia: os “papéis” do autoconsumo na reprodução social dos agricultores familiares. Estud.soc.agric, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2007, 89-122.

GIDDENS, A. A construção da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

___________. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.

GONZALEZ, S. R.; PEREIRA, V. C.; DAL SOGLIO, F. K. A perspectiva orientada ao ator em estudos sobre Desenvolvimento Rural. Perspectivas Rurales. Nueva época, Año 13, n. 25.

GORGEN, S. A. Os novos desafios da agricultura camponesa. Porto Alegre: Editora Vozes, 2004.

LONG, N. Development sociology: actor perspectives. London and New York: RoutledgeTaylor&Francis Group. 2001. p. 285.

___________.Sociología Del desarrollo: una perspectiva centrada en el actor. México, Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropología Social: El Colegio de San Luis. 2007, p. 504.

PINHEIRO, S.; LUZ, D. Ladrões de natureza: uma reflexão sobre a biotecnologia e o futuro do planeta. Porto Alegre: Fundação Juquira-Candiru, 1998.

PLOEG, J. D. V. Camponeses e impérios alimentares. Porto Alegre, UFRGS, 2008.

SARTORELLI, A. RAMBO, A. G. Os meios e as condições de vida dos agricultores familiares produtores de tabaco – um estudo no município de Laranjeiras do Sul/PR. Extensão Rural, Santa Maria, v. 21, n. 4, out./dez, p.131-173, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/10801>. Acesso em 20 nov. 2016.

SCHNEIDER, S. Reflexões sobre diversidade e diversificação agricultura, formas familiares e desenvolvimento rural. Rurais, v. 4, n. 1, p. 81-131, março/2010.

______. Agricultura Familiar e pluriatividade. In: A pluriatividade na agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

______. Diversificação como estratégia de desenvolvimento rural: referências teóricas para construção de alternativas economicamente sustentáveis de diversificação da produção e renda em áreas de cultivo do tabaco no Brasil – subsídios à implementação dos Artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. Porto Alegre, 2010a. (Relatório).

______. Subsídios técnicos ao grupo de trabalho para a complementação dos artigos 17 e 18 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Porto Alegre, 2010b. (Relatório).

______Referências para a elaboração de uma matriz (template) de análise da diversificação da produção em áreas cultivadas com tabaco no Brasil. Porto Alegre, 2012. (Relatório).

ZAMBERLAN, J. Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Ludtke, R. C., Rambo, A. G., & Stoffel, J. (2016). Iniciativas de diversificação ao cultivo do tabaco no município de Santa Cruz do Sul – RS: um estudo de caso. Extensão Rural, 23(4), 24–45. https://doi.org/10.5902/2318179621036