Formação de professores de Ciências Biológicas e a preocupação com as necessidades específicas na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7291Palavras-chave:
Special needs, Inclusive education, Teachers’ education.Resumo
O trabalho aqui desenvolvido se refere ao estudo realizado nas APAEs de São Vicente do Sul e Jaguari no estado do Rio Grande do Sul, pelos alunos do Grupo PET-Biologia. As APAEs como centros de recebimento de alunos com necessidades especiais exerce papel fundamental no apoio e inclusão dos alunos na sociedade. O trabalho teve como objetivo avaliar a situação de atendimento das APAEs, promover a interação dos licenciandos em Ciências Biológicas com os alunos das APAEs e contribuir para melhoria da qualidade de vida dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido pelas acadêmicas do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, na forma de entrevista realizada aos funcionários e pais de alunos das APAEs. Como resultados observaram-se a necessidade de maiores investimentos e realização de atividade de apoio como neurologia. Assim, os alunos do Grupo PET-Biologia poderão contribuir para o apoio e a inclusão de pessoas com necessidades especiais, estando preparados a valorizar a diversidade como aspecto importante no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: atendimentos nas APAEs, educação inclusiva, interação dos licenciandos.
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