Formação de professores de Ciências Biológicas e a preocupação com as necessidades específicas na sala de aula

Autori

  • Simone Medianeira Franzin Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS
  • Andrielli da Silva Fontoura Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS
  • Gabriela Lanes de Almeida Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS
  • Valquíria Simon Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7291

Parole chiave:

Special needs, Inclusive education, Teachers’ education.

Abstract

O trabalho aqui desenvolvido se refere ao estudo realizado nas APAEs de São Vicente do Sul e Jaguari no estado do Rio Grande do Sul, pelos alunos do Grupo PET-Biologia. As APAEs como centros de recebimento de alunos com necessidades especiais exerce papel fundamental no apoio e inclusão dos alunos na sociedade. O trabalho teve como objetivo avaliar a situação de atendimento das APAEs, promover a interação dos licenciandos em Ciências Biológicas com os alunos das APAEs e contribuir para melhoria da qualidade de vida dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido pelas acadêmicas do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, na forma de entrevista realizada aos funcionários e pais de alunos das APAEs. Como resultados observaram-se a necessidade de maiores investimentos e realização de atividade de apoio como neurologia. Assim, os alunos do Grupo PET-Biologia poderão contribuir para o apoio e a inclusão de pessoas com necessidades especiais, estando preparados a valorizar a diversidade como aspecto importante no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: atendimentos nas APAEs, educação inclusiva, interação dos licenciandos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Simone Medianeira Franzin, Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS

Doutora em Agrônomia, professora e Tutora do Programa de Educação Tutorial PET-Biologia

Andrielli da Silva Fontoura, Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 8° Sementre e bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-Biologia

Gabriela Lanes de Almeida, Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 6° Sementre e bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-Biologia

Valquíria Simon, Instituto Federal farroupilha - Campus São vicente do Sul/RS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 6° Sementre e bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-Biologia

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-12-19

Come citare

Franzin, S. M., Fontoura, A. da S., Almeida, G. L. de, & Simon, V. (2014). Formação de professores de Ciências Biológicas e a preocupação com as necessidades específicas na sala de aula. Revista Educação Especial, 1(1), 93–102. https://doi.org/10.5902/1984686X7291

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua