Os conceitos de “normal” e “anormal” em publicações científicas e educacionais da década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69253

Palavras-chave:

Normal, Anormal, Publicações científicas e educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conceitos de “normal” e “anormal” em publicações científicas e educacionais publicadas na década de 1930. Para tanto, foram escolhidos artigos dos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental e da Revista Escola Nova que abordavam o tema em questão, em formato digital. Foram utilizadas como metodologia a pesquisa documental e a análise de conteúdo, recurso que auxilia na interpretação do significado latente ou manifesto em registros escritos. Foram analisadas 11 publicações, correspondentes aos anos de 1930 e 1931. As análises permitem perceber que não havia um consenso no que diz respeito à adoção dos termos “normal” e “anormal” e que esses significados serviram para classificar e criar estigmas em crianças que não se encaixavam nas descrições padronizadas pelo pensamento médico-educacional, tendo ou não algum déficit intelectual, de acordo com a aplicação dos testes de inteligência. Esses achados estavam em consonância com o ideal eugenista, que exerceu influência direta nas práticas pedagógicas do período estudado.

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Biografia do Autor

Beatriz Lopes Porto Verzolla, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Ariadne Lopes Ecar, Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP

Professora doutora da Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Verzolla, B. L. P., & Ecar, A. L. (2022). Os conceitos de “normal” e “anormal” em publicações científicas e educacionais da década de 1930. Revista Educação Especial, 35, e32/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X69253