Perspectiva inclusiva no contexto do ensino de engenharia e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X67646Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Superior, Engenharias.Resumo
Pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo os anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) dos últimos cinco anos. Este evento está relacionado à Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), ocorre desde 1973 com periodicidade anual e visa promover a melhoria do ensino de graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia no Brasil. A opção pela análise de um congresso de educação em engenharia fundamenta-se na literatura que aborda a inclusão para além do contexto da escola básica. O objetivo foi verificar quais as possíveis discussões sobre inclusão existiam na área da Engenharia, considerada, por alguns, como “ciência dura”. Foi utilizada a palavra inclusão como descritor e os resultados indicaram que o processo de inclusão, alvo de diversas pesquisas na área de Ciências Humanas, também está presente na área de Ciências Exatas, em uma associação relacionada ao ensino, destacando-se a inclusão de pessoas com deficiência e minorias, bem como a preocupação com a inclusão de mulheres, público este, até certa época na invisibilidade.
Downloads
Referências
ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA (2017-2021). Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, 2021. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_artigos.php. Acesso em: 05 de fev. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 de jan. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394. 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 06 dez 2019.
BRASIL. Poder Executivo. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Decreto nº 3.956/2001. Brasil: D.O.U. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm. Acesso em: 12 abr 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 20 set 2019.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de jul. de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 24 Abr 2017.
BURCI, Taissa Vieira Lozano; COSTA, Maria Luisa Furlan. Inclusão de pessoas com deficiência visual na educação a distância. Acta Scientiarum, v. 40, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/3033/303357561003/303357561003.pdf. Acesso em 15 jul 2021.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 3, p. 371-387, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5720/572063482004/572063482004.pdf. Acesso de 15 Jul 2021.
CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira; COSTA, Maria da Piedade Resende da ; DENARI, Fátima Elisabeth. Acessibilidade de um cadeirante em uma instituição pública do ensino superior: rotas e rotinas. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.26, n.46, p. 351-366, Maio/Ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/download/4386/pdf. Acesso em 18 jul 2021.
DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. ONU, 1948. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em 10 Fev 2015.
DECLARAÇÃO Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. UNESCO, 1990. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em 20/5/2009.
DOMINGOS, Renata; ALMEIDA, Georgia Bulian Souza; BARRETO, Sônia Maria da Costa. O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v.5, n.1, p. 98-110, Jan./Jun. 2014. Disponível em https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.15857. Accesso em 15 jul 2021.
DUARTE, Emerson Rodrigues; FERREIRA, Maria Elisa Caputo . Panorama da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior em Juiz de Fora, MG. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.23, n.36, p. 57-72, jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1433. Acesso em 15 jan 2021.
FERNANDES, Woquiton Lima; COSTA, Carolina Severino Lopes da. Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.21, n.1, p. 39-56, Mar. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbee/a/NdbbF87fYFSTdrRwwLB8hWP/?lang=pt&format=html. Acesso em 20 jul 2021.
FERNANDES, Z. B. Universidade Inclusiva:(Trans) Formação e Cidadania. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 1067-1070, 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12251. Acesso em 15 jul 2021.
FISCHMANN, Roseli. Educação, direitos humanos, tolerância e paz. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 11, n. 20, p. 67-77, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v11n20/08.pdf. Acesso em: 2 set 2019.
GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v.25, n.43, p. 217-232, Maio/Ago. 2012. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313127405004. Acesso em 15 jul. 2021.
KLANOVICZ, Luciana Rosar Fornazari; OLIVEIRA, Valéria Aparecida Monteiro de. Permanecer ou desistir? Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil. Avaliação. Campinas, Vol. 26 n.01, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100008. Acesso em: 20 jul 2021.
MACHADO, Clara Matte Borges; MACHADO, Tiara Terezinha Matte Borges. Mulheres na engenharia e decolonialismo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p-24241-24256, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/26092/20686. Acesso em 20 jul 2021.
MACHADO, Maiara Bruna; TRES, Rafaela; OLIVEIRA, Lisandra Antunes de. Inserção do deficiente auditivo ou surdo no Ensino Superior da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v.2, n.2, p. 156-164, jul./dez. 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/235124700. Acesso em 15 Jul 2021.
MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n.12, p.94546-94554. 2020. Disponível em: file:///tmp/mozilla_home0/20988-53849-1-PB-1.pdf. Acesso em: 15 Jul 2021.
MARCELINO, José Antonio.; MORALES-ACOSTA, Gina. Contabilidade inclusiva: didática visual e desenho universal para aprendizagem, estratégia para redução da barreira de aprendizagem. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 15, p. 142–154, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4615291. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/261. Acesso em: 20 jul. 2021.
MARQUES, Lígia da Silva; GOMES, Cláudia. Concordâncias/discordâncias acerca do processo inclusivo no Ensino Superior: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n.49, p. 313-326, Maio/Ago. 2014. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3131/313131528004.pdf. Acesso em 15 Jul 2021.
MESSERSCHMIDT, Danieli Wayss.; CASTRO, Sabrina Fernandes de. Docência com alunos com deficiência na universidade. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 394-398, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12165. Acesso em 14 jul. 2021.
MONTEIRO, Maria Laura da Costa.; SILVEIRA, Denis Silva da.; FERREIRA, Simone Bacellar Leal Ferreira. Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação de acessibilidade com usuários com deficiência visual total e com baixa visão. Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v.4, n.2, p.273-289, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.002.0019. Acesso em 18 jul 2021.
MOSÉ, V. Desafios contemporâneos: a educação. São Paulo: CPFL, 2018. 1 vídeo. Disponível em: http://www.institutocpfl.org.br/2009/12/01/integra-desafios-contemporaneos-a-educacao-viviane-mose. Acesso em: 12 dez. 2019.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, vol. 5, n.2, p. 126-143. Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/5211. Acesso em: 18 de julho de 2021.
OLIVEIRA, Ronaldo Queiroz de; OLIVEIRA, Silvana Maria Barros de; OLIVEIRA, Natália Almeida de; TREZZA, Maria Cristina Soares Figueiredo; RAMOS, Iara Barbosa; FREITAS, Daniel Antunes. A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial. Vol. 22 (2) • Apr-Jun 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/p8wByDpCFKDtSL3SQDMTQWn/?lang=pt. Acesso em 15 de julho de 2021.
PANSANATO, Luciano Tadeu Esteves; RODRIGUES, Luzia; SILVA, Christiane Enéas. Inclusão de estudante cego em curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso. Revista Educação Especial, Marília. v. 29, n. 55, 2016. Dosponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313146769017. Acesso em: 18 jul 2021.
PEREIRA, Francilene Jane Rodrigues; SANTOS, Sérgio Ribeiro dos; SILVA, Cesar Cavalcanti da. Política de formação inclusiva: percepção de gestores sobre processo de mudanças em Instituições de Ensino Superior. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.64, n.4. p. 711-6. Jul./Ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Dfncfs684dhcYtsg3vxwh8S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 Jul 2021.
REGIANI, Anelise Maria; MOL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação, Bauru, v.19, n.1, p. 123-134, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009. Acesso em 15 Jul 2021.
REIS, Michele Xavier dos; EUFRÁSIO, Daniela Aparecida; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. A formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.1, p. 111-130, Abr. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100006. Acesso em 16 jul 2021.
SILVA, Ane Martins; CYMROT, Raquel; D'ANTINO, Maria Eloisa Famá. Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Vol. 93, n.235. Dez 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sC6nPJRJvjG9KCJdDYzWZPd/abstract/?lang=pt. Acesso em 15 jul 2021.
SILVA, Kele Cristina da; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Acessibilidade à educação superior brasileira: o que dizem os estudantes com deficiência. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. S1, p. 116-119, 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12274. Aceso em 15 Jul 2021.
TORRES; Josiane Pereira ; CALHEIROS, David dos Santos ; SANTOS, Vivian. Inclusão na educação superior brasileira: análise da produção cientifica. Interfaces da Educação, v.7, n.19, p.296-313, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1048. Acesso em 15 fev 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A Unesco e a Educação na América Latina e Caribe (1987-1997). Chile: Unesco. 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000294.pdf. Acesso em 10 Fev 2014.
ZANFELICI, T. O.; OLIVEIRA, S. L. M. Ensino de testes psicológicos a alunos com deficiências sensoriais: expectativas e experiências. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment. Vol. 12, n.3, p.369-378, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5118597. Acesso em 15 Jul 2021.
ZERBATO, Ana Paula; Mendes, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação. Unisinos, vol. 22, n. 2, 2018, Abril-Junho, p. 147-155. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=449657611004. Acesso em: 15 de junho de 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Educação Especial (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).