Ensino de Química em Libras: Estado da Arte de sinais-termo químicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X64156

Palavras-chave:

Sinal-termo, Ensino de Química, Estado da Arte

Resumo

Em um mundo em que as diferenças são marginalizadas, alunos surdos tendem a ser deixados de lado por conta da imposição oralista da comunicação. Contra essa corrente, esse artigo tem como objetivo a elaboração de um Estado da Arte de pesquisas que se debruçam no desenvolvimento e/ou compilação de sinais-termo para serem utilizados no ensino de Química. Ao investigar as plataformas de periódicos CAPES e BDTD utilizando as palavras-chave: Libras, Química, glossário, sinal e sinal-termo, identificou-se nove pesquisas, sendo a primeira publicada no ano de 2011. Todas as pesquisas são dissertações de mestrado vinculadas principalmente a áreas de concentração de educação/ensino de Ciências ou Química, revelando a preocupação desses profissionais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Analisando a organização dos glossários encontrados, percebe-se minúcias que dificultam o acesso e entendimento dos verbetes, bem como compreensão da sinalização disposta. Ao total, foram identificadas 286 palavras diferentes presentes nas pesquisas, 355 sinais-termo para representá-las e, apesar disso, diversas palavras importantes do contexto químico não tiveram sinalização encontrada. Desse modo, a produção de glossários de sinais-termo químicos em Libras apresenta-se como temática de estudo com diversas possibilidades a serem aprimoradas e exploradas.

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Biografia do Autor

Maitê Thainara Barth, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestranda na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Fabiana Schmitt Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora mestra da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2022-03-30 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Barth, M. T., Faria, F. L. de, & Corrêa, F. S. (2022). Ensino de Química em Libras: Estado da Arte de sinais-termo químicos no Brasil. Revista Educação Especial, 35, e10/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X64156 (Original work published 30º de março de 2022)