<b>A satisfação profissional, as relações interpessoais e a auto-estima do professor</b>

Autores

  • Cláudia Terra do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Vantoir Roberto Brancher Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Valeska Fortes de Oliveira Universiade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo pretende trazer reflexões – experenciais e teóricas - sobre a auto-estima docente, centrando tal reflexão na importância da mesma para a satisfação profissional do professor, considerando a lógica da sociedade contemporânea como um dos elementos que pode levar o professor a ter problemas em sua auto-estima. Procura mostrar a relação que existe entre auto-estima docente e discente, bem como o papel do professor na construção saudável da auto-estima dos seus alunos. Para tanto, apresenta, primeiramente, uma experiência realizada com professor da rede estadual de ensino do município de Júlio de Castilhos - RS, através de uma vivência realizada pelo GEPEIS (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Imaginário Social), a qual buscou trabalhar com a auto-estima docente. Em um segundo momento, traz as reflexões teóricas que fundamentaram a prática concretizada. Nesse momento, apresenta, no primeiro tópico, um breve resgate das conceituações de auto-estima; no segundo tópico, acende reflexões acerca da auto-estima docente; e, finalmente, no terceiro tópico, faz um paralelo entre a auto-estima docente e a auto-estima discente, analisando o papel do professor na construção desse constructo psicológico e social.

 

Palavras-chave: Auto-Estima. Relação Interpessoal. Satisfação Profissional. Formação Docente.

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Como Citar

Nascimento, C. T. do, Brancher, V. R., & Oliveira, V. F. de. (2011). <b>A satisfação profissional, as relações interpessoais e a auto-estima do professor</b>. Revista Educação Especial, (29). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4182

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua