Utilização de recursos multimídia para crianças em contexto hospitalar: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X38894Palavras-chave:
Multimídia, crianças, hospitalResumo
O internamento hospitalar em crianças suprime o convívio social e produz isolamento. Tal situação requer o reconhecimento de estratégias que visem superar esta situação e que favoreçam a inclusão. Neste sentindo, a utilização de recursos multimídia pode apresentar-se como estratégia facilitadora, contribuindo para a interação das crianças em seu meio social. O objetivo deste trabalho é caracterizar pesquisas relacionadas com a utilização de recursos multimídia para crianças, adolescentes, pais e cuidadores em contexto hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa estruturada nas seguintes etapas: definição da questão de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão na busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos, avaliação dos estudos incluídos, interpretação dos resultados e síntese dos dados. O levantamento dos artigos nas bases de dados delimitadas, adotando os descritores e período pré-definidos, resultou em um total de 302 artigos. A partir dos critérios de exclusão e com base na análise do título e resumo, foram designados, para compor o corpus final de análise, 19 artigos. Os resultados apresentados evidenciam o potencial de utilização de recursos multimídias para crianças em contexto hospitalar e podem contribuir para minimizar as consequências inconvenientes produzidas nas experiências vivenciadas pelas crianças.
Downloads
Referências
BEYEA, Suzanne; NICOLL, Leslie. Writing an integrative review. Aorn Journal, [s.l.], v. 67, n. 4, p.877-880, abr. 1998. Wiley. http://dx.doi.org/10.1016/s0001-2092(06)62653-7.
BRASIL. Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 8.069 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.
BROOME Marion. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: Rodgers B. L., Knafl, K. A., editors. Concept development in nursing: foundations, techniques and applications. Philadelphia (USA): W.B Saunders Company; p.231-250, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238248432_Integrative_literature_reviews_for_the_development_of_concepts. Acesso em: 28 fev. 2019.
CRUZ, Rafael Vinícius Santos; D’ALENCAR, Matheus Santos; MENUCHI, Marcus Rodrigo Trindade Pinheiro. A utilização do nintendo wii® como ferramenta terapêutica em programas de reabilitação traumato-ortopédica: uma revisão de literatura. Revista Pesquisa em Fisioterapia. v. 5, n. 02, p. 153-162. 2015. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/596 Acesso em: 26 out. 2019
HUNTER, John; KAIN, Zeev; FORTIER, Michelle. Pain relief in the palm of your hand: Harnessing mobile health to manage pediatric pain. Pediatr Anesth. v. 29, p.120–124, 2019. https://doi.org/10.1111/pan.13547
KEMPF, Kerstin; MARTIN, Stephan. Autonomous exercise game use improves metabolic control and quality of life in type 2 diabetes patients - a randomized controlled trial. Bmc Endocrine Disorders, [s.l.], v. 13, n. 1, p.1-9, dez. 2013. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/1472-6823-13-57.
MENDES, Karina dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem: revisão integrativa. Texto Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 2, p.758-764, dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf Acesso em: 28 fev. 2019.
SEGALA, Marina; OLIVEIRA, Giselle de Camargo; BRAZ, Melissa Medeiros. Utilização do Nintendo Wii® como recurso terapêutico no tratamento da paralisia cerebral: uma revisão integrativa. Saúde: Santa Maria, Santa Maria, v. 40, n. 01, p.15-20, jan. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8261. Acesso em: 28 fev. 2019.
SOARES, Marlene da Silva; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. A motivação de crianças hospitalizadas para o uso dos Ambientes Digitais Virtuais. In: WEI XIII WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXVII Congresso SBC., 2007. p.430-432.
STAIANO, Amanda; ABRAHAM, Anisha; CALVERT, Sandra. The Wii Club: Gaming for Weight Loss in Overweight and Obese Youth. Games For Health Journal, [s.l.], v. 1, n. 5, p.377-380, out. 2012. http://dx.doi.org/10.1089/g4h.2012.0052.
WARREN, Jillian. Exploring the Potential for Tangible Social Technologies for Childhood Cancer Patients within the Hospital. In INTERNATIONAL CONFERENCE ON TANGIBLE, EMBEDDED, AND EMBODIED INTERACTION (TEI '19). 2019, New York, NY, USA, p. 733-736 2019. https://doi.org/10.1145/3294109.3302956
Referências da revisão
ANTAL, Holly et al. A cognitive approach for design of a multimedia informed consent video and website in pediatric research. Journal of Biomedical Informatics. v. 66, p.248-258, fev. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbi.2017.01.011.
ASPRIA, Marcello et al. Integrating users in an interactive video education project: Reframing the patient-centered strategy of a cystic fibrosis centre. Communications of the Association for Information Systems, v. 34, n. 23, p.439-452, jan. 2014.
BAUMEL, Amit; FABER, Keren. Evaluating Triple P Online: A Digital Parent Training Program for Child Behavior Problems. Cognitive And Behavioral Practice, [s.l.], v. 25, n. 4, p.538-543, nov. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cbpra.2017.10.001.
BIDDISS, Elaine et al. Interactive media as a tool for reducing waiting anxiety at paediatric rehabilitation hospitals: a randomized controlled trial. Developmental Medicine & Child Neurology, [s.l.], v. 60, n. 6, p.602-610, 15 dez. 2017. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/dmcn.13646.
BIN-ABBAS, Bassam et al. Effect of mobile phone short text messages on glycaemic control in children with type 1 diabetes. Journal of Telemedicine And Telecare, [s.l.], v. 20, n. 3, p.153-156, 18 mar. 2014. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1357633x14529244.
BLAKE, Holly et al. Feasibility of an online intervention (STAK-D) to promote physical activity in children with type 1 diabetes: protocol for a randomised controlled trial. Trials, [s.l.], v. 17, n. 1, p.1-14, 8 dez. 2016. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/s13063-016-1719-0.
BLAKE, Kathryn et al. Use of mobile devices and the internet for multimedia informed consent delivery and data entry in a pediatric asthma trial: Study design and rationale. Contemporary Clinical Trials, [s.l.], v. 42, p.105-118, maio 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cct.2015.03.012.
FERNANDES, Sara; ARRIAGA, Patrícia; ESTEVES, Francisco. Using an Educational Multimedia Application to Prepare Children for Outpatient Surgeries. Health Communication, [s.l.], v. 30, n. 12, p.1190-1200, 21 ago. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10410236.2014.896446.
MARTIN-KERRY, Jacqueline et al. Developing and evaluating multimedia information resources to improve engagement of children, adolescents, and their parents with trials (TRECA study): Study protocol for a series of linked randomised controlled trials. Trials, v. 18, n. 1, p.1-12, 8 jun. 2017. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/s13063-017-1962-z.
MUHAMMAD, Ghulam et al. Automatic Seizure Detection in a Mobile Multimedia Framework. IEEE Access, [s.l.], v. 6, p.45372-45383, 2018. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). http://dx.doi.org/10.1109/access.2018.2859267.
PARRY, Ingrid et al. Keeping up with video game technology: Objective analysis of Xbox Kinect™ and PlayStation 3 Move™ for use in burn rehabilitation. Burns, [s.l.], v. 40, n. 5, p.852-859, ago. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.burns.2013.11.005.
PATON, Elizabeth et al. Impact of a multimedia teaching tool on parental anxiety and knowledge during the informed consent process. Pediatric Surgery International, [s.l.], v. 34, n. 12, p.1345-1352, 25 set. 2018. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s00383-018-4352-z.
PHILLIPS, James et al. Can mobile phone multimedia messages and text messages improve clinic attendance for Aboriginal children with chronic otitis media? A randomised controlled trial. Journal of Paediatrics and Child Health, [s.l.], v. 50, n. 5, p.362-367, 25 fev. 2014. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/jpc.12496.
RAHMAN, M. Abdur. Multimedia environment toward analyzing and visualizing live kinematic data for children with Hemiplegia. Multimedia Tools And Applications, [s.l.], v. 74, n. 15, p.5463-5487, 1 fev. 2014. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11042-014-1864-y.
RUNGE, Stine et al. Children centered care: Minimizing the need for anesthesia with a multi-faceted concept for MRI in children aged 4–6. European Journal Of Radiology, [s.l.], v. 107, p.183-187, out. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejrad.2018.08.026.
WANG, Jingting et al. MHealth Supportive Care Intervention for Parents of Children With Acute Lymphoblastic Leukemia: Quasi-Experimental Pre- and Postdesign Study. Jmir Mhealth And Uhealth. v. 6, n. 11, p.195-207, 19 nov. 2018. JMIR Publications Inc.. http://dx.doi.org/10.2196/mhealth.9981.
WEEKLY, Taelyr et al. A Review of Apps for Calming, Relaxation, and Mindfulness Interventions for Pediatric Palliative Care Patients. Children. v. 5, n. 2, p.2-6, 26 jan. 2018. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/children5020016.
WILLIAMS, Gigi; GREENE, Siobhan. From analogue to apps – developing an app to prepare children for medical imaging procedures. Journal of Visual Communication In Medicine, [s.l.], v. 38, n. 3-4, p.168-176, 2 out. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.3109/17453054.2015.1108285.
WILLIAMS, Olajide et al. Improving Community Stroke Preparedness in the HHS (Hip-Hop Stroke) Randomized Clinical Trial. Stroke, [s.l.], v. 49, n. 4, p.972-979, abr. 2018. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). http://dx.doi.org/10.1161/strokeaha.117.019861.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).