A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X34853

Palavras-chave:

Sistema bilíngue, Docente surdo, Currículo de LGP.

Resumo

As políticas internacionais são diretrizes presentes na constituição do modelo atual de educação de surdos, em que a língua surge como um direito no que diz respeito ao acesso à educação. Portugal segue este propósito na política educativa inclusiva bilíngue explícito no Programa curricular de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Com o objetivo de discutir o ensino da língua gestual na educação de surdos no ensino formal, constatou-se no currículo e na prática de ensino da LGP, a importância do professor surdo como um marcador cultural e linguístico. A metodologia qualitativa foi desenvolvida por análise documental nos Programas Curriculares de Língua Gestual Portuguesa na Educação Pré-escolar e Ensino Básico e no Ensino Secundário, e num estudo de caso realizado, em 2018, numa Escola de Referência em Educação Bilíngue de Alunos Surdos (EREBAS) com dados empíricos de entrevistas, com cinco professores surdos e observações nas aulas de LGP no ensino básico, na cidade do Porto, em Portugal. Constatou-se que, na constituição do campo da educação de surdos adotou-se a cultura surda na política inclusiva bilingue o que implicou na sistematização de mecanismos orientadores no currículo de forma a responder às necessidades do cenário político internacional e local. Considerou-se que a língua das pessoas surdas surge com o principal intuito de garantir a igualdade de oportunidade no acesso à educação, em que a integração do docente surdo visou fundamentar a prática de ensino, contudo, inicialmente, este não era visto como professor.

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Biografia do Autor

Veronica Lima da Fonseca Almeida, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Doutoranda na Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Henrique Malheiro Vaz, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Professor doutor na Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Isabel Sofia Calvário Correia, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Professora doutora no Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Almeida, V. L. da F., Vaz, H. M., & Correia, I. S. C. (2019). A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa. Revista Educação Especial, 32, e116/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X34853

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua