A utilização de material didático manipulável e da geometria fractal para o aprendizado dos conceitos de área e perímetro de quadrados: um estudo de caso envolvendo uma estudante com baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X26287Palavras-chave:
Baixa visão, Geometria fractal, Área, Perímetro,Resumo
Este artigo apresenta o relato de um estudo de caso relacionado com os conteúdos matemáticos área e perímetro de quadrados. Visando contemplar temas da Matemática criados na contemporaneidade, foi estudado o fractal Tapete de Sierpinski, cuja construção está relacionada com quadrados. A vivência pedagógica ocorreu com uma criança que tem baixa visão, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Blumenau (SC), com o intuito de contribuir para o aprendizado dos conceitos de área e perímetro de quadrados. No texto, inicialmente, são apresentadas algumas considerações para o atendimento educacional de deficientes visuais. Em seguida são abordados os tópicos de geometria euclidiana e fractal, que foram enfocados na ação pedagógica relatada. Finalizando, é descrito o material didático manipulável, cortado em E.V.A., previamente analisado e aprovado pela professora da sala multifuncional da escola frequentada pela estudante, sendo relatada a sua aplicação e apresentados os resultados obtidos. A estudante não apresentou dificuldades em identificar as figuras apresentadas no material, realizou de modo correto a contagem dos quadrados e compreendeu os conceitos de área e perímetro de quadrados. No entanto, encontrou dificuldade no uso da régua adaptada, confundindo a origem do objeto com o zero onde deve ser iniciada a medida. A manipulação do material didático descrito neste artigo auxiliou no entendimento dos conceitos área e perímetro de quadrados e também possibilitou a construção, por meio do encaixe de peças, do fractal Tapete de Sierpinski.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).