Pressentindo a Educação Especial e a filosofia da Inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron

Autores

  • Paula Marisa Fortunato Vaz Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, Bragança, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22491

Palavras-chave:

Itard, Inclusão, Educação especial.

Resumo

No presente artigo, partindo dos trabalhos de Itard com o menino selvagem de Aveyron define-se, primeiramente, Educação Especial, salientando a necessidade de neste campo a atuação ser feita por diferentes intervenientes que constituem uma equipa multidisciplinar.Procura-se de seguida dar a conhecer aquela que é a filosofia que, na atualidade,estána base do atendimento educativo das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a filosofia da Inclusão. Apesar de o conceito de inclusão ser alvo de alguma controvérsia, de ser visto de forma abrangente e de não ser objeto de unanimidade no que diz respeito à sua definição e às suas práticas, a leitura atenta e seletiva da bibliografia remete para um conjunto de definições bem estruturadas que clarificam o nosso pensamento. A “confusão” parece surgir mais ao nível do entendimento daquilo que se toma como sendo inclusão total e da forma como, em termos práticos, e em função do tipo de alunos com NEE, esta decorre ou se processa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Marisa Fortunato Vaz, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, Bragança, Portugal

Doutora em Educação Especial,Docente do Departamento de Psicologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Diretora da Pós-Graduação em Ed. Especial.

 

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Vaz, P. M. F. (2016). Pressentindo a Educação Especial e a filosofia da Inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron. Revista Educação Especial, 29(56), 551–560. https://doi.org/10.5902/1984686X22491

Edição

Seção

Dossiê: ITARD e VICTOR – Educação Especial na contemporaneidade