Acoplamento Brams-WW3 para Previsão de Ondas Oceânicas

Autores

  • Renata Sampaio da Rocha Ruiz Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • Rosio del Pilar Camayo Maita Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Haroldo Fraga de Campos Velho Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Saulo Freitas Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Valdir Innocentini Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X20283

Palavras-chave:

Modelo de ondas WaveWatch III. Modelo atmosférico BRAMS. Modelo atmosférico GFS. Acoplamento de modelos. Simulação de mesoescala.

Resumo

Uma versão acoplada do modelo de ondas oceânicas WaveWatch III 3.14 (WW3) com o modelo meteorológico de mesoescala BRAMS é apresentada. O modelo WW3 é de uso operacional do CPTEC-INPE para previsão de ondas, bem como o modelo BRAMS, usado para previsão numérica do tempo sobre a América do Sul, com resolução horizontal de 5 km. As condições de contorno para o modelo BRAMS são fornecidas pelo modelo global de circulação atmosférica do CPTEC-INPE. A simulação com o modelo BRAMS para o dia 14/Out/2014 gerou um campo de vento mais próximo do campo de vento observado para a costa do Sudeste brasileiro – dados de observação do satélite Metop-A (sensor ASCAT), quando comparado com o campo de vento gerado pelo modelo GFS. A simulação com o campo de vento gerado pelo BRAMS produz ondas mais altas do que as ondas previstas com o campo de vento do GFS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Ruiz, R. S. da R., Maita, R. del P. C., Velho, H. F. de C., Freitas, S., & Innocentini, V. (2016). Acoplamento Brams-WW3 para Previsão de Ondas Oceânicas. Ciência E Natura, 38, 401–405. https://doi.org/10.5902/2179460X20283

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>