Sinais de fogo, aviso de incêndio: ideias estéticas, históricas e literárias em Jorge de Sena e Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74938

Palavras-chave:

Exílio, Totalitarismo, Memória, Autobiografia

Resumo

Este ensaio aproxima o romance Sinais de fogo, de Jorge de Sena, à Tese VI de Sobre o conceito de História, de Walter Benjamin, particularmente no que tange ao alerta, dado por ambos os autores, à aproximação dos regimes totalitários na Europa. O exílio do autor português no Brasil é relacionado a uma inflexão genológica, já que é no início da década de 60 do século XX que Sena sedimentará a sua escrita em prosa. Pretende-se, através da leitura do conto “Homenagem ao papagaio verde”, demonstrar a ironia e ambivalência do vínculo de Jorge de Sena com a nação brasileira que também estava prestes a se submeter à Ditadura Militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Sedlmayer, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LOWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, (tradução das teses) Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Muller. São Paulo: Boitempo, 2005.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. Tradução Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Survivance des lucioles. Paris: Les Éditions de Minuit, 2009.

JACKSON, David K. Em Creta com o minotauro. In: Século de ouro: antologia crítica da poesia portuguesa do século XX. Organização de Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra. Braga: Ângelus Novus; Cotovia, 2002.

LOURENÇO, Eduardo. As evidências de Eros. Colóquio Letras. Lisboa, n. 67, maio 1982.

LOURENÇO, Jorge Fazenda. Sobre esta praia. In: Século de ouro: antologia crítica da poesia portuguesa do século XX. Organização de Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra. Braga: Ângelus Novus; Cotovia, 2002.

LOWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, (tradução das teses) Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Muller. São Paulo: Boitempo, 2005.

SENA, Jorge de. Homenagem ao papagaio verde. In: Os grão-capitães: uma seqüência de contos. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1978.

SENA, Jorge de. Poesia III. Lisboa: Edições 70, 1989

. SENA, Jorge de. Sinais de fogo. (Monte Cativo -1). 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1984.

SENA, Jorge de. Sobre o romance. Ingleses, Norte-americanos e outros. Lisboa: Edições 70, 1986.

SENA, Jorge de. In: LOURENÇO, Jorge Fazenda. Um século de poesia (1888-1988). Lisboa: A Phala, 1988.

SENA, Jorge de; FERREIRA, Vergílio. Correspondência. Organização e notas Mécia de Sena. Introdução de Vergílio Ferreira. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1987.

SENA, Mécia de. Introdução à terceira Edição. In: SENA, Jorge de. Sinais de fogo. (Monte Cativo -1). Lisboa: Edições 70, 1984.

SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mágica do discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Sedlmayer, S. . (2023). Sinais de fogo, aviso de incêndio: ideias estéticas, históricas e literárias em Jorge de Sena e Walter Benjamin. Literatura E Autoritarismo, (5). https://doi.org/10.5902/1679849X74938