Vestígios, fotografia e memória em Um copo de cólera, de Raduan Nassar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X70234

Palavras-chave:

Um copo de cólera, Raduan Nassar, Aura, Memória, Fotografia

Resumo

A partir da análise do capítulo “O esporro” da novela Um copo de cólera (1978), de Raduan Nassar, propõe-se uma reflexão sobre o instante em que o narrador-personagem, o chacareiro, aparenta dar-se por vencido após um violento embate verbal e físico com sua companheira, a jornalista. O personagem, em sua prostração, rememora uma fotografia familiar antiga, concentrando-se na imagem da matriarca e nas lições passadas por ela. A hipótese é a de que o rastro que a memória fotográfica lhe proporciona suscita ao chacareiro uma experiência aurática de um passado sem arestas. Foram resgatadas para o desenvolvimento crítico deste trabalho principalmente os conceitos benjaminianos de aura e rastro; as Teses VI e VII de Sobre o conceito de História (1940), conforme apresentadas por Löwy (2005) em “Aviso de incêndio”; e as contribuições dadas por Janz (2012), Gagnebin (2014) e Barthes (1984).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Maria Pires de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sabrina Sedlmayer, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora do CNPq; credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit); Pós-Doutorado na UFRJ, com estágio na Universidade de Lisboa e na Università di Bologna; Pós-Doutorado na Unicamp; Doutorado em Literatura Comparada pela UFMG

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter.A obra de arte na reprodutibilidade técnica. São Paulo. LPM, 1994.

BENJAMIN, Walter. Kafka. Introdução Ernesto Sampaio. Lisboa: Hiena Editora,

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. I).

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução: José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras escolhidas, v. III).

BENJAMIN, Walter. Passagens. Organizado por Willi Bolle. Tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão e Irene Aron. Belo Horizonte: Editora UFMG.; São Paulo: Editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BERTHO, Sophie. Dominando a imagem: funções da pintura na narrativa. Tradução: Márcia Arbex e Izabela B. do Lago. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 109-124, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/9834/8733.

DÄLLENBACH, Lucien. 1977. Le Récit Spéculaire: essai sur la mise en abyme Paris: Le Seuil, 1977.

DELMASCHIO, Andréia Penha. Entre o palco e o porão: uma leitura de Um copo de cólera de Raduan Nassar. São Paulo: Annablume, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos Vaga-Lumes. Tradução: Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

JANZ, Rolf-Peter. Ausente e presente – sobre o paradoxo da aura e do vestígio. In: PINTO, Sabrina Sedlmayer; GINZBURG, Jaime (org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 11-25.

MONTÉMONT, Véronique. Dites voir (sur l'ekphrasis). In: MONTIER, Jean-Pierre; LOUVEL, Liliane ; MÉAUX, Danièle ; ORTEL, Philippe (dir.). Littérature et photographie. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008. p. 456-472.

NASSAR, Raduan. Obra completa: Raduan Nassar. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução: Gabriel Valladão Silva. São Paulo: L&PM, 2013.

LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de Incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução: Wanda Nogueira Caldeira Brant, Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Da cólera ao silêncio. In: Instituto Moreira Salles. Cadernos de Literatura Brasileira: Raduan Nassar. Instituto Moreira Salles, 1996. p. 61-77.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e "remediação". In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.) Intermidialidade e Estudos Interartes: desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.15-46.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Melo, S. M. P. de, & Sedlmayer, S. (2023). Vestígios, fotografia e memória em Um copo de cólera, de Raduan Nassar. Literatura E Autoritarismo, (41). https://doi.org/10.5902/1679849X70234