Sinais de fogo, aviso de incêndio: ideias estéticas, históricas e literárias em Jorge de Sena e Walter Benjamin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74938

Palabras clave:

Exílio, Totalitarismo, Memória, Autobiografia

Resumen

Este ensaio aproxima o romance Sinais de fogo, de Jorge de Sena, à Tese VI de Sobre o conceito de História, de Walter Benjamin, particularmente no que tange ao alerta, dado por ambos os autores, à aproximação dos regimes totalitários na Europa. O exílio do autor português no Brasil é relacionado a uma inflexão genológica, já que é no início da década de 60 do século XX que Sena sedimentará a sua escrita em prosa. Pretende-se, através da leitura do conto “Homenagem ao papagaio verde”, demonstrar a ironia e ambivalência do vínculo de Jorge de Sena com a nação brasileira que também estava prestes a se submeter à Ditadura Militar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Sedlmayer, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Citas

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LOWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, (tradução das teses) Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Muller. São Paulo: Boitempo, 2005.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. Tradução Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Survivance des lucioles. Paris: Les Éditions de Minuit, 2009.

JACKSON, David K. Em Creta com o minotauro. In: Século de ouro: antologia crítica da poesia portuguesa do século XX. Organização de Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra. Braga: Ângelus Novus; Cotovia, 2002.

LOURENÇO, Eduardo. As evidências de Eros. Colóquio Letras. Lisboa, n. 67, maio 1982.

LOURENÇO, Jorge Fazenda. Sobre esta praia. In: Século de ouro: antologia crítica da poesia portuguesa do século XX. Organização de Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra. Braga: Ângelus Novus; Cotovia, 2002.

LOWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, (tradução das teses) Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Muller. São Paulo: Boitempo, 2005.

SENA, Jorge de. Homenagem ao papagaio verde. In: Os grão-capitães: uma seqüência de contos. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1978.

SENA, Jorge de. Poesia III. Lisboa: Edições 70, 1989

. SENA, Jorge de. Sinais de fogo. (Monte Cativo -1). 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1984.

SENA, Jorge de. Sobre o romance. Ingleses, Norte-americanos e outros. Lisboa: Edições 70, 1986.

SENA, Jorge de. In: LOURENÇO, Jorge Fazenda. Um século de poesia (1888-1988). Lisboa: A Phala, 1988.

SENA, Jorge de; FERREIRA, Vergílio. Correspondência. Organização e notas Mécia de Sena. Introdução de Vergílio Ferreira. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1987.

SENA, Mécia de. Introdução à terceira Edição. In: SENA, Jorge de. Sinais de fogo. (Monte Cativo -1). Lisboa: Edições 70, 1984.

SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mágica do discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

Publicado

2023-07-06

Cómo citar

Sedlmayer, S. . (2023). Sinais de fogo, aviso de incêndio: ideias estéticas, históricas e literárias em Jorge de Sena e Walter Benjamin. Literatura E Autoritarismo, (5). https://doi.org/10.5902/1679849X74938