Um sobretudo de argila: afetividade e normatividade na fenomenologia do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378637901

Palavras-chave:

Fenomenologia da espectralidade, Ancestralidade, Historicidade, Respeito aos mortos, Heidegger

Resumo

No presente artigo, examino o problema da normatividade na relação com a dimensão ancestral das possibilidades legadas pelos mortos. Seguindo o projeto de uma fenomenologia da espectralidade, apresentado por Hans Ruin, esboço uma interpretação de algumas indicações formais, presentes na analítica existencial de Ser e Tempo, a respeito da atmosfera (Stimmung) do ser-com-os-mortos. O sentimento existencial que manifesta uma sintonia já ocorrida com o âmbito da ancestralidade é o respeito (Ehrfurcht): respeito para com as possibilidades que podem ser retomadas no modo da réplica a uma herança. Da análise desse sentimento, resulta que a dimensão ancestral oferece a matéria da individuação histórica, mas não contém a medida da adequada resposta às possibilidades legadas. Concluo ressaltando que o aspecto autonoético do sentimento de respeito em relação às possibilidades ancestrais revela o abandono e a vulnerabilidade dos vivos em face a uma dimensão que comanda sem abrigar em si mesma uma medida da justa resposta.

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Biografia do Autor

Róbson Ramos dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Reis, R. R. dos. (2019). Um sobretudo de argila: afetividade e normatividade na fenomenologia do corpo. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 10(1), 124–141. https://doi.org/10.5902/2179378637901