Os modos de conhecimento da ciência e da arte em Schopenhauer e Freud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378633602

Palavras-chave:

Intuição, Racionalidade, Ideia, Narrativa, Ciência

Resumo

Nosso texto pretende evidenciar aspectos da relação entre arte, filosofia e conhecimento empírico na filosofia de Schopenhauer, tomando como exemplo as narrativas dos casos clínicos de Freud e a sua consideração, simultaneamente como peças de ficção e como narrativas factuais de processos clínicos ligados a psicologia, de um modo geral, e aos “Estudos sobre a histeria” (1893-1895), de um modo particular.




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Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Membro da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

da Fonseca, E. R. (2017). Os modos de conhecimento da ciência e da arte em Schopenhauer e Freud. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 8(2), 55–71. https://doi.org/10.5902/2179378633602