Schopenhauer e Augusto dos Anjos: sobre a arte poética

Vilmar Debona

Resumo


O presente artigo destaca alguns aspectos da concepção de poesia em Schopenhauer com o objetivo de problematizar possíveis aproximações e distanciamentos entre a poesia lírica de Augusto dos Anjos e as características e papeis que Schopenhauer atribui à arte poética e ao poeta. As possíveis convergências e divergências entre o filósofo alemão e o “poeta maldito” são abordadas por meio de uma análise da concepção schopenhaueriana de exposição (Darstellung) e não por meio das visões de mundo em geral do filósofo e do poeta, visões que só poderiam ser concebidas como semelhantes ou divergentes de forma conjectural.


Palavras-chave


Schopenhauer; Augusto dos Anjos; Exposição poética

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, Augusto dos. Obra completa. Organização, fixação do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

ANJOS, Augusto dos. Eu. São Paulo: Hedra, 2012.

ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

BARBOZA, Jair. A metafísica do belo de Arthur Schopenhauer. São Paulo: Humanitas – FFLCH/USP, 2001.

CALIXTO, Fabiano. Introdução. In: ANJOS, Augusto dos. Eu. São Paulo: Hedra, 2012.

CAVALCANTI, Cláudia. Em busca do êxtase. In: Poesia expressionista alemã: uma antologia. Organização e tradução: Claudia Cavalcanti. São Paulo: Estação Liberdade, 2000. p. 17-33.

DUARTE NETO, Henrique. As cosmovisões pessimistas de Schopenhauer e Augusto dos Anjos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.

FARIA, José Escobar. A poesia científica de Augusto dos Anjos. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa. Organização, fixação do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 141-149.

FREYRE, Gilberto. Nota sobre Augusto dos Anjos. In: ANJOS, Augusto. Obra completa. Organização, fixação do texto e notas: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.76-81.

MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. Poesia e vida de Augusto dos Anjos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1978.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

PAES, José Paulo. Augusto dos Anjos e o evolucionismo às avessas. Novos Estudos CEBRAP, n. 33, 1992, pp. 89-102.

PRADO, Antonio Arnoni. Um fantasma na noite dos vencidos. In: ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto I. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. 2ª ed. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2015.

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2003.




DOI: https://doi.org/10.5902/2179378633791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.