Jornada Acadêmica Integrada pela perspectiva documental – um patrimônio traduzido em livro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864958

Palavras-chave:

Patrimônio documental, Registro, UFSM

Resumo

Este estudo apresenta e propõe uma análise dos procedimentos que culminaram na produção do livro Jornada Acadêmica Integrada da UFSM – Registro Histórico Documental. A Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um evento realizado desde 1984 na cidade de Santa Maria - RS, onde está localizada a sede da instituição sexagenária, que foi a primeira universidade sediada no interior de um estado brasileiro, em 1960. O livro foi produzido como produto de Dissertação de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, considerando os preceitos da teoria arquivística ao buscar a recuperação das informações, sua reunião e organização para, assim, realizar uma difusão do acervo documental em suporte físico e digital. Os aspectos metodológicos que permitiram a elaboração do produto e os resultados encontrados na pesquisa realizada, assim como a análise do acervo documental, serão apresentados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Conselho Nacional de Arquivos. Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 2005.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: ed. Zahar, 2001.

BERNARDES, Ieda Pimenta. Gestão documental aplicada. Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, 2008.

CAETANO, Coraly Gara. A história como Ciência Humana. Brasiliense. São Paulo, 1950.

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, 2000.

INKLMANN, Luíza Lisboa. MARCON, Anelise da Silva. Classificação e Avaliação no Arquivo Corrente e Intermediário da Secretaria da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP/UFSM), Relatório de Estágio. Santa Maria, 2017.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Editora UNICAMP, Campinas, 1990.

Downloads

Publicado

07-12-2022

Como Citar

Pilla, A. H., & Pedrazzi, F. K. (2022). Jornada Acadêmica Integrada pela perspectiva documental – um patrimônio traduzido em livro. Revista Sociais E Humanas, 35(1). https://doi.org/10.5902/2317175864958

Edição

Seção

Artigos Livres