A importância da implantação de arquivos públicos municipais: estudo de caso da Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar (RS)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175828115Palavras-chave:
Dilermando de Aguiar (RS), Executivo Municipal, Arquivo Público.Resumo
Este trabalho buscou, através de um estudo realizado na Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar, verificar quais aspectos podem motivar a implantação de arquivos públicos municipais. Para desenvolver este estudo foi necessário verificar a realidade arquivística da Prefeitura de Dilermando de Aguiar, a fim de compreender os possíveis fatores que venham a apoiar o processo de criação de um arquivo municipal. Por esse meio foi possível alcançar os seguintes resultados: apresentar a percepção do representante do poder executivo quanto aos arquivos municipais, bem como através de uma entrevista com este identificar como se encontra a documentação produzida e custodiada na instituição; mostrar de forma detalhada as condições de preservação do arquivo existente na prefeitura, o qual guarda a documentação de valor secundário e; demonstrar as demandas arquivísticas necessárias e que poderão influenciar a implantação de um arquivo público municipal formalmente instituído, assim como, relatar os obstáculos existentes para a construção do mesmo. Com esta pesquisa pode-se concluir que com a falta de profissionais capacitados e de um ambiente adequado para receber os documentos, o arquivo da Prefeitura de Dilermando de Aguiar não recebe um coerente tratamento arquivístico. No entanto, conseguiu-se através das demandas pontuadas motivar a criação de um arquivo público para o município. Há um longo percurso a ser trilhado, mas este já se iniciou a partir do momento em que percebeu-se o interesse do executivo municipal em reverter essa situação.
Downloads
Referências
BELLOTTO, H. L. Arquivos Permanentes Tratamento Documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 320 p.
BERNARDES, I. P. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Divisão de Arquivo do Estado de São Paulo, 1998. 89p.
BORGES, I. 7 Funções arquivísticas. UnB, 2013. Disponível em: http://arquiivosecreto.blogspot.com/2013/06/7-funcoes-arquivisticas-por-ivi-borges.html. Acesso em: 08 de jun. 2016.
CONARQ. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo/ Conselho Nacional de Arquivos. Rio de Janeiro: O Conselho, 2005. 20p.
CONARQ. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Subsídios para a implantação de uma política municipal de arquivos: o arquivo municipal a serviço dos cidadãos/ Conselho Nacional de Arquivos. Rio de Janeiro: O Conselho, 2000. 21p.
DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232p.
DI MAMBRO, G. R. Glossário básico de arquivologia. Juiz de Fora:UFJF, 2013. 27p. Disponível em: http://www.ufjf.br/arquivocentral/files/2013/09/di_mambro_glossa_130520.pdf. Acesso em 09 de junho de 2016.
DUARTE, Z. Arquivo e arquivista: Conceituação e perfil profissional. Porto: Revista da Faculdade de Letras CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÔNIO - S.I, V. V-VI, 2006-2007. 141-151p.
GONÇALVES, J. Como classificar e ordenar documentos de arquivo.São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. 37p.
LOPEZ, A. P. A. Como descrever documentos de arquivo: Elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, 2002. 64p.
LUCCAS, L. SERIPIERRI, L. L. D. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995. 128p.
MACHADO, H. C; CAMARGO, A. M. A. Como Implantar Arquivos Públicos Municipais. 2ª. ed. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000. 88p.
NETO, M. P. S. Tribunal de Justiça do Amazonas e as sete funções arquivísticas: bases teóricas, estratégia de aplicação e instrumentação. Tribunal de Justiça do estado do Amazonas, S/ano, 16p.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 228p.
PORTO, D. M. História e evolução do arquivo: A exemplaridade da Torre do Tombo. Covilhã: UBI, 2013. 84p.
ROUSSEAU, Jean-Yves. COUTURE, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística. (Trad. Magda Bigotte de Figueiredo). Lisboa: D. Quixote, 1998.
THE BRITISH LIBRARY. National Preservation Office. Preservação de documentos: métodos e práticas de salvaguarda. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2003. 137p.