A avaliação de documentos em trabalhos de conclusão de curso na UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175828113

Palavras-chave:

Arquivologia, Avaliação de documentos, Trabalho de conclusão de curso

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar como a função avaliação de documentos é abordada nos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Através da pesquisa, buscou-se identificar e registrar o posicionamento dos docentes sobre a reforma curricular, com ênfase na de 2004.Tendo como base o currículo vigente do curso, que existe desde 2004, focando nos Trabalhos de Conclusão de Curso e na função Avaliação, bem como conhecer o histórico da disciplina “Avaliação de documentos” do Curso de Arquivologia da UFSM, seus objetivos, os docentes e os referenciais identificou-se que de 198 Trabalhos de Conclusão de Curso, compreendendo o período de 2005 a 2015, apenas três continham “avaliação” como palavra-chave e/ou a trouxeram no título no sentido da função arquivística. A partir da coleta de dados realizada com entrevistados e com a avaliação dos currículos percebeu-se que o curso está se atualizando e aperfeiçoando as atividades acadêmicas, assim como também a disciplina de avaliação tem acompanhado as novas tendências e alcançou destaque com o passar do tempo. Verificou-se que os trabalhos apresentaram um estudo profundo, pois a abordagem envolvendo a função avaliação foi analisada sob vários aspectos da arquivística. Saber o que está sendo produzido sobre esse assunto pode resultar em novas pesquisas, visando qualificar o Curso e a área da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Jordão Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Maria

Arquivista, formada pelo Curso de Arquivologia do CCSH/UFSM.

Fernanda Kieling Pedrazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Documentação do Centro de Ciências Sociais e Humanas. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). 

Referências

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Arquivologia: textos e Legislação. Rio de Janeiro: Publicação AAB, 1979.

BERNARDES, Ieda Pimenta. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 1998. 87 p. (Coleção: Como fazer).

BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008. 54p.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em:

http://www.siga.arquivonacional.gov.br/index.php/lei-n-8-159-de-8-de-janeiro-de-1991. Acesso em: 05 out. 2016.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto n° 9.197, de 9 de dezembro de 1911. Aprova o regulamento do Archivo Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9197-9-dezembro-1911-516281-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 01 mai. 2017.

CASTANHO, Denise M.; RICHTER, Eneida I. S.; GARCIA, Olga M. C. Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria: 25 anos de história (1977 – 2002). Santa Maria: CCSH, UFSM, 2002. 54 p.

CONARQ. Conselho Nacional de Arquivos. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos – CTDE. Glossário. Versão 5.0. Conselho Nacional de Arquivos, 2009. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctde/Glossario/2009glossariov5.0final.pdf. Acesso em: 28 jun. 2016.

CONARQ. Cursos de Arquivologia no Brasil. Conselho Nacional de Arquivos, 2020. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/links/389-cursos-de-arquivologia-no-brasil.html. Acesso em: 26 abr. 2017.

CONARQ. Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional dos arquivos públicos e privados. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4073.htm. Acesso em: 06 jun. 2016.

CONARQ. Conselho Nacional de Arquivos. Lei nº 6546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/ CES 20, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia.

FERREIRA, Rafael C. Dimensões e tendências da pesquisa científica no âmbito universitário: estudo dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Arquivos) – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão em Arquivos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

MARQUES, Angelica A. da C. Os cursos de arquivologia no Brasil: conquista de espaço acadêmico- institucional e delineamento de um campo científico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA, 15., 2008, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Associação de Arquivologia de Goiás, Associação de Arquivistas Brasileiros, jun./jul. 2008. p. 1-18. Disponível em: http://www.aag.org.br/anaisxvcba/conteudo/resumos/comunicacoes_livres/angelica.pdf. Acesso em: 26 abr. 2017.

MARQUES, Angelica A. da C.; RODRIGUES, Georgete M. A trajetória da arquivística no Brasil: marcos temporais e debates iniciais. In: CONGRESSO DE ARQUIVOLOGIA DO MERCOSUL, 7., 2007, Viã Del Mar. Anais [...]. Viã Del Mar: Universidade de Brasília, Associação de Arquivistas Brasileiros, 2007. P. 101-117. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/227522379/A-Tragetoria-Arquivistica-No-Brasil. Acesso em: 15 jun. 2017.

RODRIGUES, Ana C. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. 258 p. 2008. Tese (Pós-Graduação em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27112008-151058/pt-br.php. Acesso em: 19 abr. 2017.

ROUSSEAU, Jean Y.; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Tradução por Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

SANTOS; Vanderlei B. dos. A prática arquivística em tempos de gestão do conhecimento. In: SANTOS, V. B. dos; INNARELLI, H. C.; SOUSA, R. T. B. Arquivística: Temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. 3. ed. Distrito Federal: SENAC, 2009.

SENADO FEDERAL. Secretaria da Informação Legislativa. Decreto nº 79.329, de 2 de março de 1977. Transfere à Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro - FEFIERJ, o curso permanente de Arquivo, do Arquivo Nacional do Ministério da Justiça, com a denominação de Curso de Arquivologia e dá outras providências. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=208233&tipoDocumento=DEC&tipoTexto=PUB. Acesso em: 26 abr. 2017

SILVA, Edna L. da; MENEZES, Estera M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2005. 138 p.

SILVA, Eduardo. Curso de Arquivologia UnB. Publicado em 2 de dezembro de 2011. Disponível em: https://pt.slideshare.net/edu0s/unb-arquivologia. Acesso em: 02 mai.2017

TANUS, Gabriela F. de S. C.; ARAÙJO, Carlos A. Á. O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciências da informação, v. 18, n. 37, p. 83-102, mai/ ago., 2013.

TRACE, Ciaran B. Correntes atuais do pensamento arquivístico: dentro ou fora do documento? Noções de Valor arquivístico. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL, H. (Eds.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 77-106.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Normas de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. Santa Maria: UFSM. Disponível em: http://w3.ufsm.br/arquivologia/images/documentosuteis/normastcc.pdf. Acesso em: 15 ago. 2016.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Projeto de Curso/Currículo. Santa Maria: UFSM, 1994. 240 p.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquivologia. Santa Maria: UFSM, 2004.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Institucional. Santa Maria: UFSM. Disponível em: http://site.ufsm.br/. Acesso em 15 jun. 2017.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Sociais e Humanas. Disponível em: http://site.ufsm.br/unidades/ccsh. Acesso em: 15 jun. 2017.

Downloads

Publicado

30-04-2025

Como Citar

Cavalheiro, L. J., & Pedrazzi, F. K. (2025). A avaliação de documentos em trabalhos de conclusão de curso na UFSM. Revista Sociais E Humanas, 38, e28113. https://doi.org/10.5902/2317175828113

Edição

Seção

Artigos Livres