Sociologia da mídia: principais perspectivas e contrapontos.

Autores/as

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR), Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672519661

Palabras clave:

sociologia dos emissores midiáticos, socio- logia da cultura, sociologia da comunicação, sociologia da mídia, estudos sociomediáticos.

Resumen

Ensaio bibliográfico sobre as contribuições da sociologia da cultura e da comunicação para os estudos sobre os emissores midiáticos, vertente denominada sociologia dos emissores. O objetivo é reunir as abordagens que se encontram de forma dispersa e pulverizada na literatura, com o propósito de contribuir para a sistematização didática das principais perspectivas, com seus argumentos básicos e contrapontos críticos. Destaca o legado das análises funcionalistas e das formulações críticas da Escola de Frankfurt, ambas voltadas para a tematização das funções ideológicas e dos efeitos sociopolíticos produzidos na conformação da opinião pública pelas mensagens midiáticas. Problematiza a relevância desses estudos no atual cenário de centralidade, ubiquidade e configuração de rede das novas mídias.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672519661

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Sociologia e Professor do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR), Brasília, DF, Brasil.

E-mail: antonibarros@gmail. com

Publicado

2015-09-29

Cómo citar

Barros, A. T. de. (2015). Sociologia da mídia: principais perspectivas e contrapontos. Século XXI: Revista De Ciencias Sociales, 5(1), 186–223. https://doi.org/10.5902/2236672519661

Número

Sección

Artículos