Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Século XXI: Revista de Ciências Sociais é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Sua missão consiste na divulgação da produção científica da área de pós-graduação em ciências sociais com abrangência nacional e internacional. Sua política editorial objetiva a divulgação da investigação científica no âmbito das ciências sociais (circunscrita à sociologia, à antropologia e à ciência política) na forma de artigos originais e resenhas com relevância científica e social. Seu público alvo é constituído por docentes e pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e pós-graduação da área de ciências sociais. Seus artigos são inéditos e podem ser publicados em português, espanhol, inglês e francês. Os trabalhos submetidos para publicação são avaliados por pareceristas ad hoc externos à Universidade Federal de Santa Maria e os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. A Século XXI: Revista de Ciências Sociais também é abreviada como Sec. XXI: Rev. Ci. Soc., forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação das submissões obedecerá as seguintes etapas:
1) O manuscrito ou resenha, submetido à Século XXI será inicialmente avaliado por seus editores ou organizadores de número temático que apreciarão o texto tendo em vista sua pertinência à política editorial da revista e afinidade à dossiê temático, quando for o caso. Essa avaliação preliminar do artigo examinará a observância das condições para submissão e das diretrizes para autores descritas em seu sitio. Mais especificamente, será avaliada a aderência do manuscrito à área de ciências sociais circunscrita à sociologia, antropologia e ciência política, bem como será realizada sua análise por um software de detecção de plágio, autoplágio ou republicação de artigo, pois todas submissões devem ser inéditas. Essa avaliação será feita de acordo com o protocolo para boas práticas em publicações científicas definidos pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). Nessa primeira etapa, o manuscrito poderá ser aceito ou recusado, sendo que essa avaliação não prevê a emissão de pareceres, mas apenas sua habilitação para a segunda etapa de avaliação;
2) A segunda etapa consiste na avaliação de mérito do manuscrito por dois pareceristas ad hoc e externos à instituição, observando-se sempre o critério double blind. A observância de padrões acadêmico-científicos relativos ao conteúdo e à qualidade das contribuições será avaliada pelos pareceristas ad hoc conforme formulário de avaliação disponível para os avaliadores no sistema eletrônico de editoração da revista. Caso haja discrepância entre as avaliações elaboradas pelos pareceristas ad hoc, o artigo será enviado a um terceiro parecerista, assegurando-se sempre o duplo anonimato. Nestes termos, a avaliação poderá considerar o artigo: a) aprovado; b) aprovado condicionalmente, desde que, haja a devida reformulação indicada pelos pareceristas; se as revisões requeridas forem extensas o artigo deverá ser submetido para uma nova rodada de avaliação; ou, c) recusado para publicação. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação. Por fim, se exige dos autores interessados na publicação de seu artigo pela Século XXI o compromisso de que seu artigo é original e de que o mesmo não foi submetido para publicação simultaneamente em outros periódicos científicos ou edições do gênero.
3) Na terceira etapa, o artigo é revisto e editado pelos editores científicos que observam a estrutura, conteúdo e forma do trabalho e, ainda, podem indicar alterações se assim julgarem necessário. Nessa etapa, quando o texto for aprovado condicionalmente, os editores científicos, também, avaliam se as alterações realizadas pelo(s) autore(s) atendem às recomendações ou condições indicadas nos pareceres. No caso da inobservância das recomendações contidas nos pareceres o artigo não será publicado.
Periodicidade
A Século XXI é um periódico semestral com recebimento de artigos para avaliação em fluxo continuo.
Política de Acesso Livre
Este periódico científico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os resultados da investigação científica ao público interessado não apenas favorece seu principal propósito que é estimular o debate e a interlocução acadêmica, mas também concorre para uma maior democratização do conhecimento. Ao mesmo tempo, conforme o princípio da gratuidade, a Século XXI não cobra os custos para o processamento editorial dos artigos, bem como de seu envio para os autores.
Código de Ética e Boas Práticas Científicas
Todos os artigos avaliados na primeira etapa do processo de avaliação da Século XXI serão submetidos a teste de plágio e autoplágio ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados) através de sua análise por softwares de detecção de plágio.
Possíveis casos de má prática serão examinados e julgados pela Comissão Editorial da revista conforme o protocolo para boas práticas em publicações definidos pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) (https://publicationethics.org), e pelas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).
As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores.
Declaração de Coautoria
Quando um artigo submetido para avaliação contar com mais de um autor, cada coautor deverá preencher uma declaração contendo:
a) Título do artigo e ordem da nominata dos coautores;
b) Identificação do coautor: nome completo sem abreviações, titulação acadêmica, instituição onde realizou o mestrado e/ou doutorado, filiação institucional, programa de pós-graduação stricto-sensu ao qual se vincula, cargo que ocupa, endereço eletrônico, url de acesso ao Curriculum Vitae (na plataforma Lattes ou CiênciaVitae), número de registro ORCID iD, endereço profissional ou residencial.
c) Especificação da colaboração:
i) na concepção e estrutura da investigação;
ii) no levantamento, revisão e processamento dos dados primários e/ou secundários;
iii) na discussão, análise e interpretação dos dados referidos;
iv) no detalhamento de sua colaboração na redação do texto final;
d) Declaração de aprovação da versão final do artigo, assumindo a corresponsabilidade ética e científica pela integralidade do seu conteúdo.
e) Local, data e assinatura;
Este documento deve ser anexado, em formato PDF, como documento suplementar, deixando desmarcada a opção “Habilitar documento aos avaliadores”.
A Comissão Editorial da Século XXI se reserva o direito de aceitar ou não a condição de coautor para os respectivos participantes assim declarados.
Fontes de Apoio
- Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
- Programa Especial de Incentivo às Revistas Científicas - “Pró-Revistas”
Histórico do periódico
A Século XXI: Revista de Ciências Sociais é o periódico científico do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria – PPGCS - UFSM e suas edições têm sido publicadas desde 2011. Na última classificação dos periódicos científicos da CAPES (Quadriênio 2107-2020), a Século XXI foi qualificada com o conceito Qualis B1. Ademais, a revista está indexada pelo Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); pelo DOAJ (Directory of Open Access Journals); e, pelo MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals).