https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/issue/feed Século XXI – Revista de Ciências Sociais 2024-02-07T13:12:35-03:00 Felipe Corral de Freitas seculoxxi@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A<strong> Século XXI: Revista de Ciências Sociais</strong> é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Sua missão consiste na divulgação da produção científica da área de pós-graduação em ciências sociais com abragência nacional e internacional. Sua política editorial contempla a divulgação de trabalhos inéditos do âmbito das ciências sociais – sociologia, antropologia e ciência política - na forma de artigos e resenhas com relevância científica e social. Seu público alvo é constituído por docentes e pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e pós-graduação da área de ciências sociais. Seus artigos são inéditos e podem ser publicados em português, espanhol, inglês e francês.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2236-6725 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/article/view/86529 Processo de tombamento do Morro do Penedo 2024-02-07T13:12:35-03:00 Larissa Pinheiro larissafma@gmail.com Yamilia Siqueira yamilia.siqueira@gmail.com <p>Este artigo tem o propósito de analisar o processo de tombamento do Morro do Penedo, monumento natural localizado em Vila Velha (ES), ocorrido em 1983, após solicitação da Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema) ao Conselho Estadual de Cultural, uma das primeiras organizações da sociedade civil locais, como forma de impedir a continuidade de sua degradação, principalmente com o incremento da atividade portuária na região, com a construção do porto de Capuaba a partir da década de 1976. O objetivo desse artigo é identificar a gênese do conflito em prol do tombamento do Morro do Penedo e a emergência de um movimento ambientalista em um contexto político-institucional de transição democrática, trazendo um panorama histórico-geográfico do local, demonstrando a importância desse monumento natural e cultural para a vida dos capixabas. O trabalho traz material iconográfico pesquisado no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Memória Visual da Baía de Vitória.</p> 2023-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Larissa Pinheiro, Yamilia Siqueira https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/article/view/86530 “Andar com fé": Santo forte e religião contemporânea em um filme etnográfico 2024-02-07T13:12:32-03:00 Réia Sílvia Gonçalves Pereira reia.pereira@uvv.br Sandra Costa srscosta@ig.com.br Tatyana Lellis tatyanalellis@gmail.com <p>A intenção do artigo é analisar a obra “Santo Forte”, documentário produzido por Eduardo Coutinho em 1999. Para tanto, o texto está dividido em duas partes. Na primeira, empreende-se uma reflexão que aproxima as categorias dos filmes etnográficos à obra de Coutinho. Na segunda parte, é apresentada uma explanação teórica sobre religiosidade urbana do início do século XXI tendo como base as narrativas apresentadas no filme. Para a realização deste trabalho foi executada uma decupagem total do filme, que compreende a descrição das imagens e a transcrição das falas.</p> 2023-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Réia Sílvia Gonçalves Pereira, Sandra Costa, Tatyana Lellis https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/article/view/86531 Espaços públicos centrais em São Paulo: um ensaio sobre a desigualdade urbana 2024-02-07T13:12:29-03:00 Maura Pardini Bicudo Véras seculoxxi@ufsm.br Isabela de Souza Ramos seculoxxi@ufsm.br <p>Este ensaio busca analisar os espaços públicos centrais na cidade de São Paulo, entendendo-os como territórios vitais para o encontro, direito de cidadania, das manifestações políticas e das necessidades cotidianas de habitar uma cidade. Mais do que espaços voltados à circulação de pessoas e mercadorias, são valorizados pelo seu potencial sócio cultural. Entretanto, ao abordar as concepções de espaço público de determinadas óticas teóricas das ciências sociais, na cidade capitalista, com destaque para as zonas centrais paulistanas, observa-se a redução em fluxos pragmáticos de velocidade impedindo os encontros de sociabilidade. revelando-se espaços de insegurança, medo, violência com conflitos de diversas ordens. De forma inequívoca e visível os maiores conflitos se concentram em torno de uma questão habitacional e paradoxal, área servida de todos os equipamentos e infraestrutura urbanos, contém imóveis desocupados e ociosos &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;e recebe em seus logradouros, marquises, praças e calçadas, uma população em situação de rua cada vez mais numerosa e ocupações urbanas de pessoas, organizadas ou não, em movimentos de luta por moradia. Essa centralidade paulistana surge como a negativa de moradia para os mais pobres, dois processos simbólicos da exclusão do mercado formal de moradia, evidenciando as falhas das políticas públicas de habitação.</p> 2023-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maura Pardini Bicudo Véras, Isabela de Souza Ramos https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/article/view/86532 Educação entre reprodução e libertação: diálogo entre Pierre Bourdieu e Paulo Freire 2024-02-07T13:12:26-03:00 Edison Romera edisonrjr@gmail.com <p>Elegemos neste artigo dois autores considerados basilares para o contexto educacional brasileiro. Pierre Bourdieu, com sua teoria reprodutivista, que afirma serem os sistemas escolares engrenagens de manutenção e legitimação das desigualdades sociais e culturais. E, Paulo Freire, que problematiza o antagonismo entre opressores e oprimidos, que se desdobra em processos de desumanização, com efeitos deletérios sobre os educandos, propondo, por conseguinte, uma pedagogia da libertação. Assim, nosso objetivo foi apresentar cada uma dessas abordagens educacionais, bourdeiusiana e freireana, com o intuito de, a partir de seu debate e entendimento complementar, contribuir com o pensamento educacional mais amplo. Neste sentido realizamos um dialogo – ou mesmo, propomos a complementariedade – entre os pensadores aqui elegidos, o que revelou uma proposta absolutamente oportuna, à proposição de uma educação descomprometida com as imposições pedagógicas tradicionais e conservadoras, por conseguinte, não críticas, objetivando que os educandos possam efetivamente desempenhar seu protagonismo com conscientização crítica, promovendo a desejável e necessária transformação social.</p> 2023-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Edison Romera https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/article/view/86534 Programa Fome Zero e o discurso do PFL: cultura política e assistencialismo 2024-02-07T13:12:22-03:00 Felipe Corral de Freitas felipecorrall@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é o de compreender a significação feita pelos deputados federais do Partido da Frente Liberal (PFL) tratando do Programa Fome Zero (PFZ) durante a Sessão do Grande Expediente da Câmara Federal durante o ano de 2003. Para isso, usamos os aspectos teóricos e metodológicos da teoria do discurso desenvolvida por Laclau e Mouffe (2015). Sem criticar o mérito do PFZ, verificamos que a visão assistencialista sobre o programa se mostrou hegemônica. Com base nisso, inferimos que o sentido assistencialista gerado pelos deputados do PFL seria a base para a interpretação da formação de uma cultura política de seus assistidos.</p> 2023-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Felipe Corral de Freitas