A TV como agente político da visibilidade ecológica no Brasil: uma perspectiva sociológica.

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR), Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672525581

Palavras-chave:

Televisão, Meio ambiente, Mediação ambiental, Sociologia ambiental, Cultura ambiental.

Resumo

O artigo analisa a televisão como um agente político de visibilidade ecológica no Brasil, a partir de uma perspectiva sociológica. Estuda a influência das duas principais matrizes culturais da televisão e como elas são atualizadas e hoje combinadas no âmbito do telejornalismo e da teledramaturgia. A matriz simbólica dramática que orienta a teledramaturgia é baseada em julgamentos de valor do senso comum, com a oposição entre os argumentos e a utilização de símbolos e imagens que causam impacto visual e emocional sobre o público. A matriz racional, representada pelo jornalismo baseia-se na suposta objetividade e racionalidade dos argumentos, ou seja, na troca de razões públicas e esclarecimento do público. A principal conclusão é que ambas se combinam e se complementam no atual contexto da televisão em relação ao conteúdo ecológico divulgado. 

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Publicado

2017-01-11

Como Citar

Barros, A. T. de. (2017). A TV como agente político da visibilidade ecológica no Brasil: uma perspectiva sociológica. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 6(1), 263–290. https://doi.org/10.5902/2236672525581