A TV como agente político da visibilidade ecológica no Brasil: uma perspectiva sociológica.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672525581Palavras-chave:
Televisão, Meio ambiente, Mediação ambiental, Sociologia ambiental, Cultura ambiental.Resumo
O artigo analisa a televisão como um agente político de visibilidade ecológica no Brasil, a partir de uma perspectiva sociológica. Estuda a influência das duas principais matrizes culturais da televisão e como elas são atualizadas e hoje combinadas no âmbito do telejornalismo e da teledramaturgia. A matriz simbólica dramática que orienta a teledramaturgia é baseada em julgamentos de valor do senso comum, com a oposição entre os argumentos e a utilização de símbolos e imagens que causam impacto visual e emocional sobre o público. A matriz racional, representada pelo jornalismo baseia-se na suposta objetividade e racionalidade dos argumentos, ou seja, na troca de razões públicas e esclarecimento do público. A principal conclusão é que ambas se combinam e se complementam no atual contexto da televisão em relação ao conteúdo ecológico divulgado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).