Educação cooperativista e gestão estratégica: o caso da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste – COOASGO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043268063Palabras clave:
Práticas, Educação cooperativa, Gestão estratégicaResumen
As cooperativas agropecuárias estão inseridas num cenário competitivo, tendo que atuar como uma organização economicamente viável e, simultaneamente, como uma organização social e democrática. Nessa direção, torna-se relevante estudar as estratégias de gestão das cooperativas, em especial, a importância dada às práticas de educação cooperativista. Este artigo tem por objetivo verificar a contribuição das práticas de educação cooperativista para a gestão estratégica da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste - COOASGO. Foram realizadas entrevistas com três diferentes públicos da cooperativa e exame de documentos oficiais. Por meio da técnica análise de conteúdo, verificou-se que a COOASGO reconheceu a necessidade de incluir a educação cooperativista no seu planejamento estratégico, tratando a educação cooperativista como um recurso estratégico, o que, consequentemente, contribuiu para o alcance de melhores resultados sociais e econômicos. Portanto, as práticas de educação cooperativista, focadas nas duas dimensões – social e profissional – de maneira equilibrada, colaboram com resultados que vão do aumento da participação, qualificação profissional até qualidade na produção e comprometimento.Descargas
Citas
ACI - ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL. Identidade cooperativa, valores e princípios. Disponível em: https://www.ica.coop/en/cooperatives/cooperative-identity. Acesso em: 20 jun. 2020.
ALVES, C. N. O campo do ensino superior em cooperativismo: uma análise a partir da construção social do ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul. 2019. 231p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. 2019.
ALCÂNTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C; ZABALA, L. U. Análise socioambiental: zona de educação para ecodesenvolvimento e experiência cooperativa de Mondragón. Revista Sociedade e Estado, v. 33, n. 3, p. 887-914, 2018.
ARGOTE, L.; INGRAM, P. Knowledge transfer: a basis for competitive advantage in firms. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 82, n. 1, p. 150-169, 2000.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARNEY, J. B. Firm resource and sustained competitive advantage. Journal of Mangement, 1991.
BARNEY, J. B; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prenice Hall, 2007.
BASTERRETXEA, I.; ALBIZU, E. Management training as a source of perceived competitive advantage: the Mondragon cooperative group case. Economic and Industrial Democracy, 32 (2), p. 199-222, 2010.
CECHIN, A.; BIJMAN, J.; PASCUCCI, S.; ZYLBERSZTAJN, D.; OMTA. O. Quality in cooperatives versus investor owned firms: evidence from broiler production in Paraná, Brazil. Managerial Decision Economics, v. 34, p.230–243, 2013.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
COOASGO - COOPERATIVA AGROPECUÁRIA SÃO GABRIEL DO OESTE. Histórico. Disponível em: http://www.cooasgo.com.br/historico. Acesso em: 01 dez. 2020.
COOASGO - COOPERATIVA AGROPECUÁRIA SÃO GABRIEL DO OESTE. Estatuto Social da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste. São Gabriel do Oeste, MS, 2018.
EISENHARDT, K. M.; MARTIN, J. A. Dynamic capabilities: what are they? Strategic Management Journal, v. 21, n. 10, p. 1105-1121, 2000.
FERREIRA, P. R. A educação cooperativista em Minas Gerais: mapeando as organizações. 2009. 169 p. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2009.
FERREIRA, P. R.; SOUSA, D. N.; AMODEO, N. B. P. Situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais. Revista Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 42, 2018.
FERREIRA, P. R.; SOUSA, D. N. Educação Cooperativista: aprofundando o conceito. Cooperativismo & Desarrollo, 27 (2), p. 1-32, 2019.
FRANTZ, W. Educação para o cooperativismo: a experiência do movimento comunitário de base de Ijuí. In: SCHNEIDER, J. O. (org.). Educação cooperativa e suas práticas. Brasília: Unisinos, 2003. p. 59-108.
FRANTZ, W.; SCHÖNARDIE, P. A. Educação em práticas cooperativas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, v. 15, n. 2, p. 19-34, 2016.
FRANTZ, W.; SCHÖNARDIE, P. A.; SCNHEIDER, J. O. As práticas do movimento cooperativo como lugares de educação. Revista de Didácticas Específicas, n. 16, p. 14-26, 2017.
GRANT, R. M. The resource-based theory of competitive advantage: implications for strategic formulation. California Management Review, v. 33, n. 3, p. 114-135, 1991.
INFORMATIVO COOASGO. Cooperativa São Gabriel do Oeste – Cooasgo. ed. 10, impresso, 2020.
JITMUN, T.; KUWORNU, J. K. M.; DATTA, A.; ANAL, A. K. Factors influencing membership of dairy cooperatives: Evidence from dairy farmers in Thailand. Journal of Co-operative Organization and Management, 8, 2020.
KINYUIRA, D. Gaining competitive advantage through operationalization of cooperative principles in strategic planning and management of cooperative enterprises. Journal of Strategy and Performance Management, 4 (3), 2018.
KLAES, L. S. Cooperativismo e ensino à distância. 2005. 270 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
LAGO, A. Educação cooperativa: a experiência do programa do Sicredi “A união faz a vida”. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2008, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2008.
MILLER, D.; SHAMSIE, J. The resource-based view of the firm in two environments: the hollywood film studios from 1936 to 1965. Academy of Management Journal, v. 39, n. 3, p. 519-543, 1996.
MORAN, J. Um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
OCB - ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019. Disponível em: https://www.ocb.org.br/publicacao/79/anuario-do-cooperativismo-brasileiro. Acesso em: 09 abr. 2020.
OCB – ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020. Disponível em: https://www.ocb.org.br/publicacao/79/anuario-do-cooperativismo-brasileiro. Acesso em: 15 jan. 2021.
PAVÃO, Y. M. P.; SEHNEM, S.; HOFFMANN, V. E. Análise dos recursos organizacionais que sustentam a vantagem competitiva. Revista de Administração, v. 46, n. 3, p. 228-242, 2011.
SCHNEIDER, J. O. Pressupostos da educação cooperativa: a visão de sistematizadores da doutrina do cooperativismo. In: SCHNEIDER, J. O (org.). Educação cooperativa e suas práticas. Brasília: Unisinos, 2003. p. 13-58.
SCHNEIDER, J. O.; HENDGES, M. Educação e capacitação cooperativa: sua importância e aplicação. Economia Solidária e Ação Cooperativa – ESAC, 1(1). p. 33-48, 2006.
SOUSA, D. N.; FERREIRA, P. R.; COSTA, M. S.; MILAGRES, C. S. F. “Temos que saber que a cooperativa é uma empresa diferente”: percepções sobre a educação cooperativista. Revista Humanidades e Inovação, v. 5, n. 2, p. 35-43, 2018.
TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v.18, n. 7, p. 509-533, 1997.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-07-21 (3)
- 2022-07-21 (2)
- 2022-07-05 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fernanda Mansilha da Silva Theodoro, Silvia Morales de Queiroz Caleman
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).