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Educação cooperativista e gestão estratégica: o caso da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste – COOASGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043268063

Palavras-chave:

Práticas, Educação cooperativa, Gestão estratégica

Resumo

As cooperativas agropecuárias estão inseridas num cenário competitivo, tendo que atuar como uma organização economicamente viável e, simultaneamente, como uma organização social e democrática. Nessa direção, torna-se relevante estudar as estratégias de gestão das cooperativas, em especial, a importância dada às práticas de educação cooperativista. Este artigo tem por objetivo verificar a contribuição das práticas de educação cooperativista para a gestão estratégica da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste - COOASGO. Foram realizadas entrevistas com três diferentes públicos da cooperativa e exame de documentos oficiais. Por meio da técnica análise de conteúdo, verificou-se que a COOASGO reconheceu a necessidade de incluir a educação cooperativista no seu planejamento estratégico, tratando a educação cooperativista como um recurso estratégico, o que, consequentemente, contribuiu para o alcance de melhores resultados sociais e econômicos. Portanto, as práticas de educação cooperativista, focadas nas duas dimensões – social e profissional – de maneira equilibrada, colaboram com resultados que vão do aumento da participação, qualificação profissional até qualidade na produção e comprometimento.

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Biografia do Autor

Fernanda Mansilha da Silva Theodoro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Escola de Administração e Negócios - ESAN/UFMS

Gestão do Agronegócio e organizações

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Publicado

2022-07-05 — Atualizado em 2022-07-21

Versões

Como Citar

Mansilha da Silva Theodoro, F., & Morales de Queiroz Caleman, S. (2022). Educação cooperativista e gestão estratégica: o caso da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste – COOASGO. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 9(17), e11. https://doi.org/10.5902/2359043268063 (Original work published 5º de julho de 2022)

Edição

Seção

Artigos