Ativos e aportes do cooperativismo ao desenvolvimento regional: um olhar regional, do local para o global.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043240082Palabras clave:
cooperativismo, desenvolvimento regional, missõesResumen
Este estudo versa sobre o cooperativismo e seus impactos no desenvolvimento, tomando por base uma região. O objetivo desse estudo é o de mapear ativos e aportes positivos no processo de desenvolvimento da região Missões-Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos de metodologia, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, qualitativa, documental e de campo, de natureza exploratória e descritiva (STUMPF, 2005). As fontes abrangem documentos, publicações, entrevistas, observação direta e pesquisa participante. O estudo reconhece as desigualdades inter e intrarregionais, destacando a região Missões-Noroeste, e o cooperativismo ao longo da evolução tem jogado papel importante no processo de desenvolvimento da região. O estudo confirma que as prioridades e ações das cooperativas, com limitadas práticas de intercooperação e de agregação de valor as cadeias produtivas, poderiam ser significativamente maiores. Apesar de algumas limitações e dificuldades, as cooperativas vem cumprindo com os fundamentos da sua própria natureza que é o de contribuir com a dinâmica e no processo de desenvolvimento econômico e social da região.Descargas
Citas
ACI. Exploración de la Economía Cooperativa. Word Cooperative Monitor. Informe de 2018. Euricse-Aliança Cooperativa Internacional. https://monitor.coop/sites/default/files/publication-files/wcm2018es-es-web-656088611.pdf Acessado em 22. de. mar.2019.
ALBUQUERQUE, F. Desarrollo económico local y descentralización en América Latina. In: Revista de la CEPAL, nº. 82, abril 2004.
BENECKE, D.W. Cooperação & Desenvolvimento. Porto Alegre: Coojornal. 1.980.
BIALOSKORSKI NETO, S. Economia e Gestão de Organizações Cooperativas. 2ªEd. Atlas. São Paulo. 2012.
BROSE, M. Uma abordagem empírica sobre o desenvolvimento regional, como contribuição para o debate na Região Fronteira Noroeste (RS). In: Capacitação de executivos públicos e agentes sociais para a gestão pública e do processo de desenvolvimento local/regional integrado. Cadernos IPD, n 01, Gestão Públicas, Ijuí: Ed. UNIJUI, 2002.
BUARQUE, S.C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
BÜTTENBENDER, P.L; ROTTA, E.; HOFLER, C.E. O cooperativismo inserido na evolução e no desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste. In: Cooperativismo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Editora Sescoop, 2010.
BÜTTENBENDER, P.L. Integração do Associativismo. Cadernos Cedope Unisinos, Editora São Leopoldo. UNISINOS, v. Ano 06. nº 12, 1994.
BÜTTENBENDER, P.L. Arranjos institucionais, Cooperação e Desenvolvimento. Redes econômicas, tecnológicas e sociais, sementes do desenvolvimento e agregação de valor. Ijuí/RS : Unijuí, 2010b.
BÜTTENBENDER, P.L. Cooperativismo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Porto Alegre/RS: Editora Sescoop/RS, 2010a.
BÜTTENBENDER, P.L. Gestão de Cooperativas. Fundamentos, Estudos e Práticas. Ijuí/RS. Ed.Unijuí, 2011.
BÜTTENBENDER, P.L. O cooperativismo e o desenvolvimento regional: estudo sobre as contribuições das cooperativas e das associações no desenvolvimento da região noroeste. Perspectiva Econômica, n. 36. vol. 29, n. 86, São Leopoldo. Unisinos. 1995.
CARGNIN, A.P. et al . Dinâmicas territoriais recentes no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS. Ed. FEE, 2014.
CRESOL. Cooperativas de crédito se destacam no ranking de desembolsos do BNDES. https://cooperativismodecredito.coop.br/page/2/?s=cresol+2015
Acessado em: 15. de.jun.2016.
DALLABRIDA, V.R.; BÜTTENBENDER, P.L. Gestão, Inovação e Desenvolvimento. Santa Cruz do Sul: Editora UNISC, 2007.
FEE. Base de dados do RS e Regiões. Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2015. www.fee.rs.gov.br acessado em 20.03.2015.
FRANTZ, T. R. Cooperativismo empresarial e desenvolvimento agrícola: o caso da COTRIJUÍ. Ijuí: FIDENE, 1982.
FRANTZ, W. Caminhos para o Desenvolvimento pelo Cooperativismo. Ijuí: Unijuí, 2003.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MASY, R.C. Estrategia de desarrollo rural en los pueblos guaraníes (1609-1767). Barcelona. Instituto de Cooperación Iberoamericana E.A. Bosch. 1992.
OCB. Relatório e Diretrizes aprovados pelo 13° Congresso Brasileiro de Cooperativismo. OCB, Brasília. 2010. Em http://congresso.brasilcooperativo.coop.br/ Acessado em: 20.de.mar.2015.
REISDORFER, V.K. Introdução ao cooperativismo. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2014.
ROTTA, E. Desenvolvimento regional e políticas sociais no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, FSS/PUCRS, Tese de Doutorado, 2007.
RUZZARIN, A.P.C. et al. O cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento da região: um estudo a partir da Coopermil. In: Cooperativismo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Porto Alegre/RS : Editora Sescoop/RS, 2010.
SANTOS, B.S. (Org.). Os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SCHNEIDER, J.O.; LAUSCHNER, R. O cooperativismo no Brasil: enfoques, análises e contribuições. Porto Alegre, RS: Fundação Friedrich Naumann, 1979.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo. Ed. Companhia das Letras. 2000.
SESCOOP/RS. Expressão do Cooperativismo Gaúcho. Porto Alegre/RS. Ed. Sescoop. 2012.
SESCOOP/RS. Expressão do Cooperativismo Gaúcho. Porto Alegre/RS. Ed. Sescoop. 2013.
SIEDENBERG, D.R. (org.). Dicionário do Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.
STUMPF, I. R. C. Pesquisa bibliográfica. In A. Barros; J. Duarte (Orgs.), Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. pp.51-61.
VEIGA, J.E. Desenvolvimento Sustentável: um desafio do século XXI. Rio de Janeiro, Ed. Garamond. 2006.
VEIGA, S.M.; FONSECA, I. Cooperativismo uma revolução pacífica em ação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).