A interação das cooperativas CRESOL e SICREDI com o centro de referência de assistência social: repercussões no desenvolvimento social e econômico do município de Cerro Largo/RS

Autores

  • Fabiano Kapelinski Universidade Federal da Fronteira Sul.
  • Cláudia Jussara Harlos Heck Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Enise Barth Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Louise de Lira Roedel Botelho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043241732

Palavras-chave:

Projetos sociais, cooperativismo, economia solidária

Resumo

O cooperativismo tem uma missão importante, estratégica e decisiva para liderar os processos de desenvolvimento social e econômico, visando ao bem-estar e qualidade de vida dos envolvidos, e tendo por base os fundamentos da participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. Assim, a partir deste estudo, objetiva-se apresentar as contribuições geradas por uma parceria firmada entre as cooperativas de Crédito: Sistema de Crédito Rural (SICREDI) e a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cerro Azul do Município de Cerro Largo/RS, Brasil. Para tanto, o trabalho classifica-se como um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de dados secundários e observação participante. Para a análise de dados, utilizou-se o programa LibreOffice Writer, versão 2010. Como resultado, percebeu-se que ambas as cooperativas colaboram com o público vinculado ao CRAS, seja com recursos financeiros e com apoio em ações e/ou projetos. Dessa forma, foi possível constatar que a parceria do CRAS com as referidas Cooperativas de Crédito contribui para o desenvolvimento social e econômico do município, além de demonstrar interesse na melhoria da qualidade de vida dos associados, bem como à comunidade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Kapelinski, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS (2018) e Curso Técnico em Agropecuário pela Escola Estadual Técnica Guaramano de Guarani das Missões/RS (2013).

Cláudia Jussara Harlos Heck, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade regional Integrada do alto Uruguai e das Missões.

Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Atua no Curso de Graduação em Administração (Bacharelado) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Políticas Públicas, no Campus da UFFS - Cerro Largo.

Enise Barth, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Pós-Doutora em Administração pelo PPGA da UFSC (2019), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1991), Especialista em Teorias e Estratégias de Metodologia do Ensino Superior nas Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - UNIJUÍ (1987).

Louise de Lira Roedel Botelho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Coordenadora da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), é professora titular do Mestrado em Desenvolvimento e Politicas Públicas da UFFS.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Kapelinski, F., Heck, C. J. H., Anes, C. E. R., Barth, E., & Botelho, L. de L. R. (2020). A interação das cooperativas CRESOL e SICREDI com o centro de referência de assistência social: repercussões no desenvolvimento social e econômico do município de Cerro Largo/RS. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7(14), 222–237. https://doi.org/10.5902/2359043241732

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.