Estudo Sobre Satisfação de Membros em Cooperativas Agropecuárias.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043232434Palavras-chave:
Fatores de Satisfação, Cooperativas agropecuárias, Survey, AssociadosResumo
Este artigo objetivou identificar os fatores que influenciam na satisfação de membros de cooperativas agropecuárias. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa survey, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, com 305 associados de quatro cooperativas agropecuárias do estado do Rio Grande do Sul. Como resultados foram encontrados cinco fatores de satisfação; Serviço, Insumo, Aspecto Social e Econômico, Localização e Estrutura Física e Atendimento. Como resultado a aplicação do teste t, demonstrou uma relação entre as variáveis de perfil e os fatores de satisfação, sendo que os cooperados com mais de vinte anos de vínculo apresenta relação com o fator Serviço e a Localização da Cooperativa. E por fim membros que não ocupam cargo de gestão têm maiores preocupações com o serviço, insumo e o aspecto social e econômico da sua cooperativa. Concluindo, a satisfação tem fatores indispensáveis para melhorias das técnicas de gestão e no melhor envolvimento do cooperado a organização.
Downloads
Referências
CALDEIRA, T. A; AFONSO D. M. A.; ALBINO A. A. Análise de satisfação dos usuários da cooperativa de crédito “unicred sudeste pac muriaé”. Revista das faculdades integradas Vianna Júnior. V.5, n. 1, Juiz de Fora, 2014.
CHURCHILL, G. A., Jr. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, v.16, n.1, p.64–73, 1979.
COOPER, D. R.; SCHINDLER P. S. Métodos de pesquisas em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.
CRUZ, Antônio. Uma contribuição crítica às políticas públicas de apoio à economia solidária. Campinas, 2002: arquivo eletrônico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).