Estudo Sobre Satisfação de Membros em Cooperativas Agropecuárias.

Viviane Flaviano, Mauri Leodir Lobler, Ana Flávia Andrade Avelino

Resumo


Este artigo objetivou identificar os fatores que influenciam na satisfação de membros de cooperativas agropecuárias. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa survey, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, com 305 associados de quatro cooperativas agropecuárias do estado do Rio Grande do Sul. Como resultados foram encontrados cinco fatores de satisfação; Serviço, Insumo, Aspecto Social e Econômico, Localização e Estrutura Física e Atendimento. Como resultado a aplicação do teste t, demonstrou uma relação entre as variáveis de perfil e os fatores de satisfação, sendo que os cooperados com mais de vinte anos de vínculo apresenta relação com o fator Serviço e a Localização da Cooperativa. E por fim membros que não ocupam cargo de gestão têm maiores preocupações com o serviço, insumo e o aspecto social e econômico da sua cooperativa. Concluindo, a satisfação tem fatores indispensáveis para melhorias das técnicas de gestão e no melhor envolvimento do cooperado a organização.


Palavras-chave


Fatores de Satisfação; Cooperativas agropecuárias; Survey; Associados

Texto completo:

PDF HTML

Referências


CALDEIRA, T. A; AFONSO D. M. A.; ALBINO A. A. Análise de satisfação dos usuários da cooperativa de crédito “unicred sudeste pac muriaé”. Revista das faculdades integradas Vianna Júnior. V.5, n. 1, Juiz de Fora, 2014.

CHURCHILL, G. A., Jr. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, v.16, n.1, p.64–73, 1979.

COOPER, D. R.; SCHINDLER P. S. Métodos de pesquisas em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CRUZ, Antônio. Uma contribuição crítica às políticas públicas de apoio à economia solidária. Campinas, 2002: arquivo eletrônico.




DOI: https://doi.org/10.5902/2359043232434

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. 

     

   

   

 

ISSN Eletrônico: 2359-0432

ISSN Impresso: 2446-7103